Ícone do site Instituto Pérola

Inspiração e motivação, qual a diferença?

Inspiração e motivação, qual a diferença? - marketing para especialistas

Inspiração e motivação, qual a diferença? - marketing para especialistas

Inspiração e motivação estão interligadas, mas é preciso entender a diferença entre as duas para entender suas atitude. 

Acredito que você sempre ouve falar sobre inspiração e motivação. Mas você sabe exatamente qual é o significado dessas duas poderosas palavras em nossas vidas? 

A todo instante, seja em casa, no trabalho ou até mesmo em algum vídeo do YouTube, ouvimos essas palavras e começamos a confundir um termo com o outro. 

Compreender o que é inspiração e motivação ajuda a entender os processos internos e externos que passamos e nos permite ter total consciência das atitudes e razões para escolher uma coisa em detrimento de outra opção. 

Isso pode gerar confusão e é por isso que resolvi trazer esse artigo hoje para você compreender bem os dois termos e aplicar a inspiração na sua rotina. 

Qual a diferença entre inspiração e motivação?

Antes de falar um pouco mais sobre a inspiração e motivação, quero contar uma história que aconteceu comigo para você entender melhor aonde quero chegar com tudo isso. 

No passado eu trabalhava em uma empresa que fazia treinamentos constantes para que a equipe de vendas fosse motivada para agir conforme as expectativas da empresa — esse é um procedimento comum no segmento empresarial que consiste em motivar os funcionários para que eles sejam produtivos em suas tarefas. 

O principal foco era motivar os funcionários para ter alinhamento entre as metas da empresa e as metas profissionais deles. 

Mas o que é inspiração e motivação? 

Assim, a motivação é algo que motiva a ação. E, o que motiva a ação, é uma característica interna, por isso, é uma atitude que vem de dentro de cada pessoa. 

Se a motivação vem de dentro da gente, ela precisa ser constante na nossa vida para estar sempre presente. 

Já a inspiração é uma atitude que inspira a ação. A palavra “inspira” vem dos termos inspirar e respirar, ou seja, aquilo que temos em nós. O ar que move nossas ações e atitudes. 

Assim, quando alguém é inspirado a fazer algo isso vem da própria pessoa. A inspiração é um recurso externo que gera a motivação.

O que inspira motiva a ação. 

Como isso se relaciona com os treinamentos que mencionei anteriormente e eram feitos na empresa? 

Os treinamentos são constantes e acontecem com certa frequência porque é preciso gerar motivação, mas é essencial que essa motivação seja trocada por inspiração porque ela é mais fácil de nos engajar com algo até o final. 

Dessa forma, é mais interessante alinharmos as nossas expectativas com as expectativas de outras pessoas para que elas nos acompanhem inspiradas em seus próprios objetivos de vida.

Como colocar a inspiração em prática? 

A inspiração é uma pilha recarregável que pode ser carregada quantas vezes quiser no decorrer do tempo.

Já ao contrário, a motivação é uma pilha que descarrega, sendo preciso trocar sempre por uma nova. Por isso, é necessário sempre trocar uma motivação por outra para atingir determinada meta. 

O que recomendo para colocar a inspiração em prática é perguntar para si mesmo antes de começar algo novo se você está motivado ou inspirado no processo. 

Se você, por exemplo, quer iniciar um curso motivado por algo externo, como arrumar um emprego no futuro, então talvez essa motivação não dure durante toda a jornada. 

Porém, se você estiver inspirado a iniciar um curso para adquirir conhecimentos, crescer profissionalmente e ter novas oportunidades, então esse é o passo ideal porque sua bateria não vai precisar ser trocada ou você não vai desistir facilmente. 

Resumidamente, a motivação acaba rapidamente e precisamos ficar recarregando a todo tempo para continuarmos motivados. 

E, diferente da motivação, a inspiração nos acompanha e é uma pilha eternamente ativa e recarregável.

Conheça o Instituto Pérola 

O Instituto Pérola dedica suas atividades ao ensino e a prática em Programação Neurolinguística Sistêmica. Trabalhamos com atendimentos para crianças e adolescentes, terapia sistêmica avançada e constelação sistêmica familiar. 

Oferecemos cursos para aprimorar seus conhecimentos em Practitioner em PNL Sistêmica e Master Practitioner em PNL Sistêmica. Tudo isso para transformar a sua vida. 

Leia os depoimentos de quem já passou pelos treinamentos e conheça mais sobre a nossa história. 

Sair da versão mobile