Nos últimos tempos por conta do distanciamento social muitas pessoas começaram a falar a respeito da humanidade e a conexão das pessoas com o seu interior. Um tempo sozinho nos faz olhar para dentro e pensar o que pode estar errado?
Pensando nisso decidimos então falar sobre a autoestima, pois ela se conecta muito bem com assuntos como respeito, empatia, autoconhecimento e compaixão.
A autoestima nos leva a desenvolver todos esses sentimentos, ela pode ser definida como o sentimento ou valor para aquilo que pensamos a respeito de nós mesmos.
Quantas vezes já se sentiu para baixo sem nenhum motivo?
Não é incomum que tenhamos momentos de baixa autoestima. Quando não nos sentimos bem conosco e temos a tendência de nos depreciarmos, nos sentimos culpados por coisas que não deveríamos.
Nesses momentos não conseguimos olhar para coisas além do negativo, olhamos apenas para o que fizemos de errado e não para os nossos acertos e vitórias.
E afinal de contas, qual seria o segredo para bloquearmos esses pensamentos destrutivos e termos uma autoestima elevada?
Para corrigirmos essa autodepreciação devemos buscar o nosso centro e entender o que irá funcionar para nós, onde reside a nossa paz e como poder encontrar isso.
QUAL A ORIGEM DA BAIXA AUTOESTIMA?
O primeiro passo é identificar que sua autoestima está baixa e o segundo é ir atrás do motivo.
Devemos entender a raiz dos problemas para termos mais eficiência na hora de tentar resolvê-los, assim, entender a sua causa pode ajudar muito.
Em se tratando de autoestima podemos dizer que ela acaba sendo um reflexo do meio em que vivemos, principalmente da nossa criação e infância.
Se aqueles que nos criaram nos estimulam a realizar diversas atividades, não brigam por falhas, mas sim encorajam o sucesso, há uma tendência para termos uma boa autoestima.
Agora, caso a situação seja o contrário, provavelmente a pessoa terá sérios problemas de autoestima e podem levar anos para que comece a se aceitar.
Atitudes como críticas constantes, frustração, sentimento de rejeição, humilhação e outras sensações negativas são exemplos comuns de situações que pessoas com baixa autoestima costumam ter quando crianças e em diversos momentos da vida.
Pessoas com a baixo autoestima podem:
- ter muitas incertezas;
- sentir insegurança;
- ser perfeccionistas;
- dificuldade em lidar com os seus erros;
- ter uma visão pessimista;
- querer agradar a todos;
- não saber impor limites.
Nada é para sempre é felizmente através de diversas técnicas existentes dentro da PNL podemos tratar questões como a baixa autoestima com uma facilidade muito maior.
Através da PNL podemos “programar” o nosso corpo, nos educar a como nos sentirmos em situações como essa.
O QUE É PNL?
Mas afinal de contas, como funciona a PNL?
Traduzida do termo inglês Neurolinguistic Programming (NLP) a sigla PNL significa Programação Neurolinguística. Complexo né? Mas vamos exemplificar para você!
Vamos pensar nessa questão da baixa autoestima.
O único lugar que a baixa estima realmente existe é dentro das nossas cabeças, em nossas mentes. Portanto, a chave para tratar dela, está em saber “controlar” a nossa mente.
Então, basicamente, iremos aprender a controlar os nossos pensamentos, sensações, emoções e crenças através de uma série de técnicas.
Iremos aprender a definir como vamos nos portar mediante as mais diversas situações. A mente comanda nosso corpo e se soubermos controlá-la, temos o total controle sobre nossas atitudes e pensamentos.
Você vai aprender a se valorizar, se colocar como prioridade da sua vida e saber o seu devido valor.
COMO USAR A PNL
Como foi comentado anteriormente, com a PNL você saberá reprogramar o seu cérebro e dessa forma, irá controlar o que pensa e como você reage as situações.
Mas além disso, você também saberá utilizar esse artifício de forma estratégica, para saber contornar as situações mais adversas que surgirem na sua vida.
Não importa quais sejam e nem como acontecem, você conseguirá passar por elas sem dificuldade alguma, pois estará no controle de si mesmo. Você saberá como lidar com as situações contando apenas consigo mesmo.
É claro que esse processo não acontece de um dia para o outro, irá levar um tempo para isso acontecer.
O início desse processo acontece você percebendo o seu próprio comportamento e a partir dele ir mudando pequenas coisas. É assim que a PNL funciona, atuando nas pequenas coisas para poder construir coisas maiores. Colocando cada tijolinho em seu lugar você terá uma construção incrível e só ter paciência.
Falando da melhoria da sua autoestima, você deverá ter em mente que não só pode, mas também deve acreditar em si. Você precisa começar a se aceitar.
No começo poderá ser difícil, pois você precisará desconstruir suas antigas crenças que te travam no processo do autoconhecimento. Quando você realiza essa faxina interna você estará pronto para construir uma nova base a partir de uma nova crença. Com o passar do tempo perceberá que essa nova crença vai se tornar parte do seu dia a dia.
TÉCNICAS BÁSICAS DE PNL PARA AUTOESTIMA
1 – Pratique o amor próprio!
Você precisa começar mudando a forma como você enxerga a si mesmo, limpar aquela visão turva e cheia de críticas que tem de si mesmo e ter a lucidez das suas qualidades.
Se você não for capaz de se ver com outros olhos, não será capaz de ter controle sobre a sua mente.
Nesta fase aplicamos dois princípios da programação neurolinguística (PNL).
O primeiro é que temos em nós todos os recursos necessários para realizar qualquer coisa.
O segundo é que temos resultados na vida e não fracassos. Mesmo que você não tenha êxito em algo, não significa que fracassou, pois você está em constante evolução e as pedras no seu caminho te ensinam a não tropeçar mais lá no futuro.
Sempre há aprendizado em todas as situações que passamos, exercite esse pensamento no seu dia a dia e você verá o resultado. Enxergar a sua capacidade, se amar e ter perseverança trilharam o caminho para você realmente se encontrar.
2 – Mude seus hábitos
Certo, agora que você já conseguiu mudar a forma como enxerga a si mesmo é necessário começar a mudar os hábitos.
A partir do momento que você consegue quebrar a forma como via a si, consegue mudar a forma como enxerga o mundo e, portanto, está mais apto a agir de outra forma.
Os hábitos que temos nos moldam desde que somos crianças, então saiba que você provavelmente terá dificuldades para romper com eles a primeiro momento.
Mas não se preocupe, os primeiros passos são sempre os mais difíceis. Com o tempo você vai se acostumar com a sua nova rotina e vai persistir porque está te fazendo bem.
Nada muda se você não estiver aberto a mudar também!
3 – Pense no futuro
Provavelmente você já sofreu com a ansiedade, não é mesmo?
E se você conseguisse um efeito oposto ao da ansiedade, mas atuando de uma forma “ansiosa”?
Como assim?
Pense da seguinte forma, quando ficamos ansiosos por pensar em alguma situação ruim que pode acontecer, nos sentimos mal.
Mas, e quando pensamos em uma situação boa que pode acontecer, como nós sentimos?
Certamente o efeito é o oposto.
Então tente colocar isso em prática, sonhe com o futuro. Se imagine da forma como você deseja ser. Não faz mal nenhum você ter uma projeção do que quer para si no futuro.
Isso te ajuda a se motivar e ter em mente qual é o objetivo final de algum projeto que você tenha para si mesmo.
Evite pensar no passado e olhe para o futuro!
Conclusão
Ao longo desse artigo você viu algumas técnicas de PNL que podem te ajudar a aumentar a sua autoestima, mas é claro que você pode aplicar isso para outros assuntos na sua vida.
Fique de olho no nosso conteúdo para saber onde você deve aplicar o PNL.
Agora vamos recapitular o que foi dito para você não se esquecer?
- Você deverá desconstruir a imagem que tem de si e começar a se aceitar;
- Mudar os hábitos que fazem você ter a baixa autoestima para hábitos que te façam bem, que aumentem a sua autoestima;
- Projetar a sua imagem com boa autoestima, não esquecer seu objetivo e deixe o passado no passado!
Mas e se houver questões que sejam mais difíceis de se lidar sozinho?
Será que existe alguma forma de lidar com elas?
Sim, existe!
Com a ajuda de um especialista em PNL essas questões podem ser tratadas com muito mais facilidade, pois você não estará sozinho(a) e terá o apoio e ajuda de um profissional.
Portanto, deixo aqui o contato para você agendar uma consulta e solucionar suas questões de uma vez por todas! Insira o PNL na sua vida para nunca mais ter problema de Autoestima!