Ícone do site Instituto Pérola

Programação Neurolinguística: entenda a potência da comunicação na sua vida

programação neurolinguística

Saber sobre a programação neurolinguística (PNL) pode ajudar a entender o poder das palavras.

As palavras têm poder. Tenho certeza que você já escutou isso em algum momento da vida e, consequentemente, talvez você não entendeu o significado da frase naquele momento. 

Diferente do que muitas pessoas acreditam, as palavras possuem um poder externado no momento da sua enunciação. Isso se relaciona à programação neurolinguística (PNL) e na interligação entre corpo, mente e linguagem. 

Mas não são apenas palavras faladas e sem sentido. 

Elas, em consonância com o contexto e o momento da situação, podem afetar ainda mais a pessoa que a recebe. E é disso que iremos tratar hoje: o poder das palavras e as circunstâncias que elas trazem para nossas vidas, aliando a importância da programação neurolinguística em todo o processo. 

A mudança na ação 

Quando vamos ao médico sempre nos deparamos com a seguinte pergunta “é a primeira vez que acontece esse problema?”. 

Não importa qual seja a situação ou doença, a pergunta sempre será feita por um médico. 

A tendência humana, em todos os contextos e situações possíveis, é responder “sim, é a primeira vez”. Porém, isso pode atrapalhar nossa vida porque o que pode acontecer é a situação se repetir. 

Se é a primeira vez que acontece, então irá acontecer pela segunda, terceira ou quarta vez consecutiva. Ou em vezes infinitas devido à resposta. 

O problema disso é que confirmamos para nós mesmos que a situação irá se repetir. 

Por isso, é tão importante ter atenção em como as palavras são proferidas e em fazer uma análise da situação para entender o contexto. 

Um exemplo prático é mudar a abordagem e refletir antes de deixar as palavras saírem da nossa boca. Respirar fundo antes de falar é um exercício interessante que precisa ser praticado com frequência para percebermos detalhes na linguagem que passam despercebidos. 

A mudança no ato de agir é essencial para isso. Recomendo ler o nosso artigo sobre zona de conforto para entender os benefícios das mudanças na nossa vida e as consequências de sempre viver na mesma bolha! 

Entendendo o contexto, conseguimos entender o poder da linguagem e sua relação com o nosso corpo — isso será explicado no próximo tópico de forma aprofundada. 

O que quero dizer para você é que todos esses elementos são componentes de um sistema maior que interliga nossos pensamentos, ações e práticas no cotidiano.

E é por isso que a programação neurolinguística pode ajudar no processo comunicacional de forma efetiva e com resultados na sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

Sugiro assistir o vídeo em que abordo uma situação que aconteceu comigo e explico como a relação entre palavras e contexto funciona.

Relação entre corpo e linguagem

O corpo humano trabalha em busca de reconhecimento e, assim, surgem acontecimentos que justificam, se analisados apropriadamente, atos e palavras ditas. 

Irei usar um exemplo prático para esclarecer o que quero dizer com isso. 

Se o seu filho quer sua atenção, ele vai usar de artimanhas para ter sua atenção. Isso acontece de forma inconsciente com o corpo porque ele está alerta que precisa atingir o objetivo. 

Dar atenção para o seu filho não é o problema. O problema é ter isso em excesso. Por isso, o mais importante é marcar presença de forma qualitativa.

Procure entender e conversar de forma clara e direta, explicando que o essencial não é estar o tempo todo junto, mas a qualidade do tempo que passam juntos. 

A conversa saudável e correta estimula comportamentos diferentes e faz que a situação se resolva mais rapidamente.

O corpo interage com a mente e com a linguagem constantemente, é fundamental conhecer mais sobre suas interações para realmente entender o que acontece quando tomamos uma decisão.

A programação neurolinguística possibilita que você consiga assimilar essas situações e resolvê-las com outra perspectiva. 

Saber interagir com o ambiente ao seu redor é essencial para se comunicar de forma satisfatória com todos e esse é um dos benefícios da programação neurolinguística. 

Como a Programação Neurolinguística pode te ajudar 

A Programação Neurolinguística (PNL) auxilia a entender os processos cognitivos construídos por intermédio da linguagem.

Com ela conseguimos realizar uma linguagem efetiva que seja clara, direta e implementar algumas práticas no dia a dia podem mudar como lidamos com nosso corpo e mente. 

O Instituto Pérola oferece cursos que podem ajudar você a transformar sua vida pessoal e profissional por meio da PNL. Conheça mais sobre nossa história

Sair da versão mobile