Saiba mais sobre o que é Constelação Organizacional e como ela pode ajudar sua empresa.
Dentre as Constelações Sistêmicas, possuímos a Constelação Organizacional. E é sobre ela que quero falar um pouco mais durante o artigo.
A Constelação Organizacional é baseada na Constelação Familiar e diz respeito a ser um dos pilares essenciais para as empresas. Esse método ajuda que o âmbito profissional seja melhorado através de algumas técnicas.
Toda empresa possui uma quantidade de pessoas que trabalham com foco na entrega de um produto ou serviço de qualidade. É por meio dessa sequência de trabalho que a empresa consegue crescer e se desenvolver.
Assim, a Constelação Organizacional é fundamental para manter o equilíbrio entre as pessoas e alinhar as expectativas, deixando o ambiente o mais agradável possível. Saiba mais no vídeo abaixo.
Constelação Organizacional: as 5 leis sistêmicas
Vamos entender primeiro o que é o sistema.
Sistema, em uma Constelação Organizacional, é tudo aquilo que se interliga e depende um do outro para entregar um resultado final em prol de todos. Em uma empresa temos funcionários, donos e fornecedores trabalhando em conjunto para entregar algo para o cliente final.
Esse conjunto é um sistema já que depende da execução de demandas de cada um para que tudo dê certo.
Deixo a dica para você conferir nossos artigos sobre como redescobrir seu relacionamento amoroso com a Constelação Familiar, os sinais de que você precisa fazer Constelação Familiar e um guia completo sobre a Constelação Familiar.
Existem cinco leis que regem a Constelação Organizacional.
1. Lei do Pertencimento
A Lei do Pertencimento significa que todos pertencem ao sistema mesmo que não queira fazer parte dele. Assim, mesmo que já tenhamos saído do sistema, continuamos fazendo parte dele.
Um exemplo prático: você trabalha em uma determinada empresa, mas, depois de um tempo, resolve pedir demissão. Mesmo saindo daquele sistema empresarial, você ainda continua a integrá-lo porque participou dele.
2. Lei da Hierarquia
Essa segunda lei é simples: a ordem, ou a hierarquia, é essencial no sistema. Isso significa que a ordem de chegada de alguém no sistema têm pesos diferentes em relação à hierarquia.
Dessa forma, o primeiro funcionário tem uma importância e o último funcionário que chegou em uma empresa também tem outra importância naquele sistema mediante ao momento em que começou a fazer parte dele.
3. Lei do Equilíbrio
A Lei do Equilíbrio tem o sentido de tudo o que vai acaba retornando na mesma proporção. Usaremos o exemplo da empresa novamente.
A empresa paga os funcionários para eles cumprirem uma quantidade de horas diárias e semanais pré-estabelecidas e, em compensação, o funcionário precisa cumprir as demandas que chegam até ele para ter o salário ao final do mês.
Da mesma forma acontece com a empresa que fornece serviços e o cliente que os adquire. Tudo é uma troca no sistema.
Ou seja, a Lei do Equilíbrio pode ser resumida na frase “é dando que se recebe, é recebendo que se dá”.
4. Lei do Tempo e Espaço
A Lei do Tempo e Espaço significa que o passado, presente e futuro acontecem ao mesmo tempo. Desse modo, tudo está interligado nas nossas vidas e, assim, o tempo e o espaço são essenciais para nós.
5. Lei da Razão e Justificativa
Nas nossas vidas tudo acontece do jeito que precisa acontecer para continuarmos a nossa jornada.
Não adianta pressa, ressentimentos ou preocupações excessivas. As situações ao nosso redor, que nos afetam direta ou indiretamente, acontecem por uma razão e com uma justificativa.
Após conhecermos um pouco sobre as leis da Constelação Organizacional, temos vários benefícios que ela pode trazer para uma empresa.
Além de ajudar com que o ambiente seja atrativo e que as pessoas se sintam pertencentes a ele, a Constelação Organizacional irá fazer com que todo o sistema seja mais fluido e produtivo.
Conheça mais sobre a atuação do Instituto Pérola e nossos treinamentos!