Relacionamentos - Pérola Instituto

Relacionamentos podem ser melhorados através da PNL

Os relacionamentos são o maior desafio que enfrentamos. Saiba como a PNL pode ajudar na maneira que interagimos com aqueles que fazem parte de nossas vidas.

A comunicação com o outro pode ser uma tarefa bem complicada. Esse desafio nos acompanha desde o nascimento e vai seguir em nossas vidas até o fim.

Ainda assim, nunca nos acostumamos com essas dinâmicas. Até porque, não existe receita para a construção de relacionamentos harmoniosos. 

Cada pessoa é um universo particular, com diferentes conflitos e esperanças. Por isso, todo relacionamento possui suas próprias características únicas. 

Para se comunicar com o outro, é preciso de conhecimento. Ter a consciência de como nossa mente funciona é fundamental nesse processo.

Felizmente, a PNL(programação neurolinguística) traz uma série de mecanismos que ajudam nesse processo.

Aumentando de forma significativa a eficiência de nossos relacionamentos, o autoconhecimento é a chave para uma vida mais equilibrada.

Hoje, falaremos sobre os relacionamentos sob a perspectiva da PNL.

Definições de “relacionamento”

Qualquer dinâmica de interação que envolva mais de uma pessoa pode ser considerada uma forma de relacionamento.

Aliás, relacionamentos podem ser desenvolvidos até com nós mesmos. Na verdade, esse é o primeiro e mais importante porque, os maiores conflitos são aqueles que acontecem dentro da gente.

Os conflitos externos geralmente são reflexos de nossos conflitos internos

Em muitos casos, as desconfianças e inseguranças que minam e sabotam relacionamentos aos poucos, são fruto de nossos próprios pensamentos.

Isto é, projetamos no outro aquilo que sentimos dentro de nós e acabamos frustrados pensando em um problema que sequer aconteceu.

Por isso, antes mesmo de confrontarmos o outro, devemos questionar a nós mesmos e entender a natureza desses preconceitos e projeções negativas.

Dificuldades de comunicação

Quando iniciamos nossos relacionamentos, temos que superar uma série de dúvidas e questionamentos feitos em nossas cabeças.

Muitas vezes, mesmo após muito tempo de interação, os envolvidos nesse relacionamento relutam em expressar e expor as inseguranças para a pessoa que está do outro lado.

Esse comportamento muitas vezes abre espaço para que preocupações, julgamentos e até mesmo receios tomem o espaço de nossos pensamentos.

O resultado disso pode ser refletido na tomada de decisões afetivas baseadas exclusivamente em projeções feitas por nossa imaginação. Para nossa mente não existem fatos irreais, tudo é real e válido. 

Para superar esses preconceitos e evitar cair nesse tipo de armadilha, é preciso ter uma visão interna bem desenvolvida.

Pensamos no outro com base no que pensamos de nós mesmos. Quando temos essa compreensão, podemos entender nossos relacionamentos de maneira diferente.

Problemas dessa natureza são parte do “Mapa de Mundo”.

O que é Mapa de Mundo na PNL?

Mapa de Mundo é a forma que a gente interpreta o que está acontecendo com o outro. 

Só que nossa mente trabalha exclusivamente com nossas experiências pessoais. Ou seja, somos condicionados a julgamentos prévios baseados em nossas visões subjetivas  particulares.

Falando de forma mais específica, esse é um dos pressupostos básicos que determina nossa  abordagem consciente da realidade à nossa volta com base no que se passa dentro de nós mesmos.

Um mapa de mundo, segundo a PNL (programação neurolinguística), é uma ferramenta usada para identificar elementos importantes na vida de uma pessoa que se unem para formar uma visão clara dos seus objetivos e aspirações. 

Esse método fornece uma abordagem única para a arte da autoexploração e compreensão.

Permitindo ao indivíduo conceituar sua situação atual e estabelecer planos de ação apropriados para criar um futuro de sucesso de maneira muito mais eficiente.

Em geral, Mapas de Mundo são ferramentas que os praticantes de  PNL se baseiam, não apenas como uma forma de obter uma visão da nossa felicidade pessoal, mas também como uma ferramenta educacional e de transformação

Sempre utilizando o autoconhecimento e nos dando mais controle sobre como formulamos relações com aqueles ao nosso redor, essa prática é fundamental para relacionamentos saudáveis.

Pré-julgamentos e Preconceitos

Essas projeções negativas acabam atrapalhando todas as esferas de nossas vidas. Desde o lado pessoal até mesmo no âmbito profissional.

Esses pré-julgamentos e preconceitos distorcem nossa visão de mundo e nos fazem enxergar a realidade por meio de nossas próprias lentes.

Normalmente, ficamos tão viciados nesse olhar interno, que deixamos nossas projeções negativas (ansiedade) afetarem nossos relacionamentos pessoais.

Uma vez que aprendemos a controlar nossa visão, podemos desfrutar de uma vida muito mais leve e ancorada pela realidade.

Nesse contexto, a PNL surge como uma ótima alternativa para quem deseja mudar a qualidade de seus relacionamentos.

Com uma visão apurada sobre Mapa de Mundo, na visão da PNL, conseguimos sair dessas realidades paralelas e enxergar o mundo de maneira muito mais consciente.

Com as ferramentas certas, é possível ter relacionamentos muito mais harmoniosos e funcionais. Basta uma generosa porção de autoconhecimento.

Obrigado por ter chegado até aqui! Siga lendo esse artigo para saber mais sobre nosso trabalho.

Como a PNL pode ajudar? 

A programação neurolinguística (PNL) entende que a pessoa sempre faz a melhor escolha diante das opções disponíveis e do contexto situacional. 

Ou seja, cada pessoa escolhe de acordo com o que tem no momento e sempre é a melhor escolha para aquele exato instante e, a cada segundo, temos mais recursos que podem modificar essa escolha. 

É importante entender e acolher que a escolha traz resultados e esses são somente resultados que trazem aprendizados. 

Assim, a PNL pode ajudar o fazendo entender o motivo da escolha naquele momento e como ajustar a sua mentalidade. 

Fazendo esses ajustes, é possível entender como gerar comportamentos objetivos e positivos, ressignificando as crenças limitantes que possam ter desenvolvido durante a sua jornada de vida. 

Algumas atitudes podem auxiliar você a se perdoar pelas escolhas que fez, como:

  • expressar gratidão, mas respeitando os limites para a gratidão tóxica, ser grato não significa ser “trouxa”;
  • se perdoar pelos erros cometidos, sem julgamento nem críticas;
  • se cometeu algum erro, procure corrigi-los quando ainda há tempo, senão busque qual aprendizado essa situação te trouxe;
  • seja mais empático e entenda os outros também.

O Instituto Pérola possui treinamentos, programas e atendimentos que usam a programação neurolinguística (PNL). 

Como esta técnica, você poderá superar limitações, desbloquear sua mentalidade e ter maior consciência sobre as suas escolhas. Entre em contato conosco e saiba mais como a PNL pode mudar sua vida!