sucesso profissional

Sucesso Profissional E Pessoal: Como Alcançar?

Sucesso profissional: expressão que causa o desespero ou traz euforia, dependendo da pessoa. Parece às vezes estar tão longe. E em outras bem perto.

Muitas pessoas têm dúvida em qual métrica usar ao tentar definir suas conquistas. Sem falar aquelas que focam tanto no resultado que acabam esquecendo de aproveitar a jornada.

Sendo o sucesso profissional e pessoal importante, mas abstrato ao mesmo tempo, é comum que não se consiga defini-lo com propriedade. É verdade que alguns acreditam que ter sucesso é o acúmulo de alguma coisa em determinado período, como conhecimento, habilidades, dinheiro etc.

Entretanto, essa temática é mais complexa do que parece. Para que você consiga cultivar uma mentalidade de crescimento e investir em si mesmo, este post tem como objetivo discutir o que, afinal, é sucesso profissional e pessoal.

Leia também 8 Passos Para Reconhecer E Superar Limites Pessoais E Profissionais

Sucesso Profissional: Você É O Que Importa

A sociedade atual preza muito pelo consumo em massa e pela industrialização das coisas, inclusive do corpo e mente. Estes processos podem interferir na esfera profissional das pessoas também.

Não é difícil encontrar exemplo de pessoas que avaliam a si mesma de acordo com as conquistas das outras. O problema desse tipo de postura é que pode gerar insatisfação e desconforto.

O caminho trilhado pelo outro é diferente do trilhado por você. Até mesmo seus pontos de início na jornada com certeza são diferentes. Assim, mesmo que copiasse exatamente todos os passos de alguém que você considera bem sucedido, dificilmente, teria os mesmos resultados.

Cada experiência em relação a ter sucesso profissional e pessoal é estritamente singular e varia de indivíduo para indivíduo. Você pode, é claro, se inspirar com a jornada das pessoas que admira. Mas crie seu próprio modus operandi para atingir suas metas.

Quando faz isso, você preza por sua autenticidade, reconhece suas qualidades e se coloca em primeiro lugar. Então, antes de absorver todas as influências externas e demandas por ser um profissional “X”, tende ouvir sua voz interior.

  • O que você sente que te move no mundo?
  • O que faz você acordar cada manhã e reconhecer que a vida vale a pena?
  • Quais são as marcas que você quer deixar no mundo?

Como gosta de nos lembrar Mário Sérgio Cortela, “a vida é muito curta para se apequená-la ainda mais”, “a vida é muito curta para se ter obras medíocres”.

O autoconhecimento, então, é a chave para responder aquelas perguntas e encontrar um caminho do qual você se orgulhe, já que no final: você é o que importa.

Sucesso Profissional: Equilíbrio É A Chave

A segunda coisa que você precisa ter em mente é que ter sucesso não está, necessariamente, correlacionado ao número de coisas que você possui.

É claro que o dinheiro intermedia quase todos os momentos do nosso cotidiano, ajuda-nos a ter qualidade de vida e traz conforto. É preciso ter atenção, no entanto, a qual papel o capital, o material, está tendo em sua vida.

Não vale a pena, por exemplo, estar em uma profissão que te dá retorno financeiro, mas que te sobrecarrega de tal modo, que nem mesmo deixa tempo para usufruí-lo.

Neste caso, o equilíbrio é essencial para o verdadeiro sucesso profissional e pessoal. Não há problema algum em ganhar dinheiro, mas deixe ele no lugar dele, sem causar estresse ou substituir as pessoas.

Uma dica que já conhecemos, mas é interessante lembrar, é trabalhar com o que se gosta.

Levantar cedo para cumprir com tarefas que você se propôs a fazer é muito mais motivador do que ter obrigações totalmente desalinhada de seus sonhos.

Vale lembrar, ainda assim, que em qualquer profissão, nem todos os dias são maravilhosos. Mas fazer o que se gosta diminui o peso desta carga.

A dica aqui é planejar sua carreira, criar um plano de ação levando em consideração onde você está e onde quer chegar é um dos pilares para se conseguir ter sucesso profissional.

Um Degrau De Cada Vez

É utopia acreditar que o sucesso será instantâneo. É verdade que uma boa organização e planejamento podem te dar bastante vantagem, ainda assim, é preciso ter paciência, disciplina e persistência, lembre-se que nem Roma foi construída em um só dia.

O que você pode fazer para evoluir a cada dia é estudar sua área, participar de palestras, workshops, sempre se atualizar. Como dizia o filósofo Frances Bacon “Conhecimento é poder”. E o melhor é que ele te acompanha por toda a vida.

Então aposte em um aprimoramento diário para conseguir atingir seu sucesso profissional.

E lembre-se: os erros são feedbacks que fazem parte da jornada de uma pessoa bem sucedida. O modo como lida com eles, contudo, depende de você. Escolher vê-los como oportunidades para aprender e degraus a serem ultrapassados pode ser muito mais conveniente, do que optar por desesperar-se e agir de maneira agressiva.

Caso tenha dificuldades para mudar suas perspectivas em frente aos desafios, saiba que a Programação Neurolinguística (PNL) pode tornar seu percurso mais suave, ainda que os entraves apareçam.

A PNL trabalha justamente com o modo em que interagimos com o mundo e nossas reações em frente a situações desafiadoras. Isto porque, sem perceber podemos nos guiar por padrões de comportamento que estão desalinhados da realidade e são pouco produtivos.

Entender o que nos leva a tomar determinadas atitudes é mister para que possamos ressignificar nossas crenças e utilizar de nosso potencial.

Leia também 10 livros de PNL para iniciantes

Tenha Sucesso Profissional!

Um último aspecto que é preciso se levar em consideração quando pensamos em sucesso é que esse também pode ser entendido como um ato coletivo.

É comum que pensemos em padrões de competitividade como se todos que nos rodeiam fossem concorrentes que precisam ser superados. Entretanto, o trabalho em conjunto é muito mais saudável e produtivo.

A partir dele se faz mais networking e a jornada se torna mais tranquila quando se tem o apoio de outros, sejam amigos, família ou colegas de trabalho.

Assim, pedir ajuda e compartilhar o peso de seus desafios é uma ferramenta poderosa, acredite: quando um vence, todos vencem.

Pense também em todas os desafios que já passou e como os venceu, todas as conquistas são seu mérito apegue-se a elas para continuar caminhando rumo ao sucesso.

Você Pode Contar Com A Gente!

A PNL Sistêmica oferece as melhores ferramentas para reconhecer e superar limites pessoais e profissionais de forma rápida e duradoura.

E o Practitioner em PNL Sistêmica oferecido pelo Instituto Pérola foi desenhado para que todos os participantes tenham acesso a conhecimento, ferramentas e pressupostos essenciais para que se tornem praticantes eficientes da PNL Sistêmica.

A formação apresenta o mesmo conteúdo e metodologia das formações aplicadas pela NLPU. Dessa forma, é uma das poucas formações que fornecem o certificado assinado diretamente pelo cofundador da PNL, Robert Dilts.

Conte com a gente para se tornar ter sucesso profissional e pessoal, entre em contato via WhatsApp ou solicite o nosso contato.