10 livros de PNL para iniciantes

Quer conhecer livros de PNL para iniciantes? Eles podem ser um bom auxílio na sua jornada de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

O filósofo Frances Bacon já dizia que “o conhecimento é poder” e, no caso da PNL, ele é poder sobre suas crenças e ações. E é justamente isso que Bandler e Grinder procuravam ao fundarem o estudo de Programação Neurolinguística.

Mas não se preocupe se você está no começo de sua caminhada. Eu escolhi 10 livros para você aos poucos se acostumar com a PNL. Então, já se prepare para organizar suas leituras. Cada um desses livros é emancipador!

Lembre-se sempre: você pode ser só mais um boi no meio da boiada ou estar na frente, guiando tudo e com o berrante na mão. O que me diz? Se aceitar o desafio de melhorar a cada dia, continue leitura comigo.

 

Alie sua leitura com a prática

Antes de conhecermos mais sobre os livros de PNL para iniciantes, preciso fazer algumas considerações. A primeira dela, é que vejo muitas pessoas que são como um palito de fósforo: se empolgam demais no começo, mas perdem o fogo para chegarem até o final.

Por isso, vou reiterar que as leituras são apenas a ponta do iceberg. Se você quer dar uma guinada na sua vida pessoal, profissional e financeira, é preciso arregaçar as mangas.

Ou seja, colocar a parte teórica em prática, fazer mudanças no seu dia a dia e acreditar que você pode construir um futuro melhor para si e para os outros a sua volta.

 

10 livros de PNL para Iniciantes

Já deve estar ansioso para ler sobre Programação Neurolinguística, não é? Para sua sorte, os livros a seguir tem um nivelamento bem moderado. A ideia é que você pouco a pouco se acostume com as nomenclaturas e conceitos dos nossos processos cognitivos.

 

1.   Poder sem limites: a nova ciência do sucesso pessoal

Tony Robbins é conhecido por sua metodologia de coaching, mas neste livro ele se propõe a apresentar técnicas relacionadas à PNL para que você, como leitor, tome as rédeas da sua vida.

Embora a proposta do livro seja falar sobre uma temática nova para muitas pessoas, Tony consegue passar de maneira leve e didática.

E se você está pensando que pode deixar essa obra para ler depois, já adianto que o Tony Robbins já ajudou diversas personalidades a colocarem suas mentes em forma, dentre elas Opra Winfrey, Bill Clinton e outros. Acho que é hora de colocar a mente e corpo em sintonia, não é?

 

2.   Programação Neurolinguística para Leigos

Esse livro, da Romilla Ready e Kate Burton, é breve e você pode ler ele várias vezes. Nele as autoras passam conceitos primordiais de PNL de maneira tranquila.

Dá para sentar, tomar um chá e aprender sobre PNL de maneira descontraída. A apresentação do conteúdo também é bastante visual e contém esquemas que facilitam a compreensão de conceitos.

Como lembra as autoras: a PNL fornece ferramentas para modelar uma pessoa, aproveita o que ela faz bem, e duplica essa habilidade. Você pode sondar as pessoas que quer seguir para descobrir o que pode servir de inspiração.

 

3.   Exercícios de Programação Neurolinguística para Leigos

As mesmas autoras continuam os exercícios de reflexão e autodesenvolvimento no livro “Exercícios de Programação Neurolinguística para Leigos”. A proposta dele é complementar a obra anterior.

Desse modo, prepare-se para aplicar mais técnicas de PNL para iniciantes e fazer exercícios que podem ser aplicados no dia a dia. É um bom começo para quem ainda está engatinhando na Programação Neurolinguística.

 

4.   A introdução Definitiva à PNL: Como construir uma Vida de Sucesso

Este livro de PNL para iniciantes tem como um dos autores o Dr. Richard Bandler, que criou a PNL, como sabemos. Então, nada melhor do que adquirir a informação direto da fonte.

Mas se você pensa que ele usa uma linguagem técnica é difícil, você está enganado. Ler este livro é como fazer um minicurso de Programação Neurolinguística com um dos melhores mestres que se poderia encontrar.

Sem falar que ele é bem curto, são 136 páginas que passam num piscar de olhos. O bom é que os autores já reforçam o que eu disse: a PNL não é algo que você possa aprender através da leitura ou conversando a respeito. Você aprende através da prática!

 

5.   O Poder do Subconsciente

Você quer transformar sua realidade, mas se sente travado ou desesperançoso? Bom, Joseph Murphy tem a proposta de te ajudar com isso de maneira descomplicada.

O livro de PNL para iniciantes é uma jornada pelo inconsciente. Mas pode viajar com calma, pois o autor sabe como introduzir os conceitos com maestria e guiar os debates.

A prova disso são as avaliações do livro, dezenas de pessoas que tiveram suas vidas mudadas para melhor.

 

6.   Introdução à Programação Neurolinguística: como entender e influenciar às pessoas

Agora, se você já leu nosso artigo sobre PNL para líderes de sucesso e quer continuar essa caminhada, “Introdução à Programação Neurolinguística”, de Joseph O’connor e John Seymour, precisa estar em sua cabeceira.

Ele faz com que você entenda sobre os princípios gerais da PNL e como o desenvolvimento da sua mente pode ajudar no desenvolvimento de seu negócio.

 

7.   Sapos em Príncipes: programação neurolinguística

Da mesma forma, se você sente que está tendo seu potencial perdido, que seu tempo está sendo desperdiçado e não consegue focar as ações da sua vida, esse livro pode ser o primeiro norte para a mudança.

Pois bem, no livro os cofundadores da Programação Neurolinguística iniciam a apresentação desse novo campo disciplinar. O objetivo deles é que o maior número de seres humanos possível consiga desenvolver o máximo de suas habilidades.

Sim, é a sua chance de aprender como fazer a diferença para si e para os outros à sua volta.

 

8.   Crenças: caminhos para a saúde e o bem-estar

De Robert B. Dilts, o percursor da PNL sistêmica, o livro de PNL para iniciantes fala sobre como nossa mente influencia em nosso corpo. O teórico explica principalmente sobre como podemos fortalecer nosso sistema imunológico por meio de nossas crenças.

Dilts mostra que “as crenças podem ser geralmente identificadas em situações que a pessoa vem tentando mudar sem sucesso, mediante uma variedade de métodos”.

 

9.   Desperte seu gigante interior: Como assumir o controle de tudo em sua vida

Mais uma vez, Tony Robbins volta para nossa lista de livros de PNL para iniciantes. Dessa vez, em “Desperte seu Gigante Interior”, o autor demonstra que o melhor coach para usa vida é você mesmo.

É com seu próprio esforço que você pode se concentrar nas ações que trarão resultados positivos e segue um caminho que seja saudável e te ajude a superar seus limites. Não é se desesperando que você cumpre objetivos, é se concentrando neles.

Por isso, Tony Robbins vai te ajudar a acordar aquela parte adormecida, seu próprio gigante interior. Comente depois qual foi sua experiência com o livro.

 

10.                 Atravessando: passagens em psicoterapia

“Atravessando” é uma das obras mais conhecidas de Bandler e Grinder, nela os autores expandem o conhecimento da Programação Neurolinguística para outras áreas como a hipnose e a psicoterapia.

“É sempre mais fácil enxergar tais coisas fora da situação do que de dentro dela. Isto é verdade para praticamente qualquer coisa.” Esse é um dos posicionamentos dos autores, e está certo, pois muitas vezes compreendemos melhor nossos desafios quando nos distanciamos deles.

Entretanto, apesar de ser uma leitura clássica, ela está no fim da lista porque não é para pessoas tão iniciantes. Prefira lê-la depois dos outros livros que viu na nossa lista.

 

11.                 Livro Bônus: Ferramentas de PNL

Este livro, do qual dou coautora, é uma compilação de vários autores, todos especialistas, mostrando como a PNL pode fazer a diferença na vida das pessoas.

É um livro prático mostrando como aplicar as mais variadas técnicas para alcançar os resultados que deseja para sua vida. Recomendo especialmente o meu capítulo, que é o sexto, no qual falo sobre uma ferramenta poderosa para aumento de performance: o C.H.A.R.T.

 

 

Dicas para aproveitar melhor as leituras

Para ter certeza que você vai aproveitar o máximo possível do que ler, estou compartilhando algumas dicas para o momento da leitura, anote elas:

  • Faça resumos dos capítulos lidos: isso ajuda a interiorizar o que leu e fixar, além disso, você pode voltar aos resumos sempre que precisar. Pode inclusive gravar o que esta considerando importante e ouvir depois.
  • Crie esquemas e mapas de conceito: outra boa ideia é criar materiais visuais para expor com clareza a linha de raciocínio do conceito que você aprendeu. Mapa Mental é excelente.
  • Grave um vídeo: a melhor forma de aprender é compartilhando, então, que tal fazer um vídeo com a resenha do livro e compartilhar com seus amigos? Já aproveita e marca o Instituto Pérola na postagem!
  • Debater o assunto: também é muito bom ter diferentes perspectivas do que foi lido. Assim, debata com outras pessoas as conclusões que você chegou ao longo da leitura.

Além disso, o canal Epifania Experiência compartilha boas ideias para melhorar o hábito da leitura, veja só:

 

Conhecimento além dos livros: a importância da prática e da troca

Pronto, agora você já tem uma lista completa dos 10 livros de PNL para iniciantes. Mas não pense que o trabalho acaba na escrita. Pelo contrário, vai muito além dela.

Pensando nisso, eu e toda a equipe do Instituto Pérola preparamos cursos que podem ser feitos a distância e também presencialmente para que você se mantenha por dentro das discussões e das práticas da Programação Neurolinguística e se tornar um Practitioner de PNL.

Além disso, siga a gente no Instagram – @Perolainstituto, por lá temos lives exclusivas com participação e troca de saberes da PNL. Clique aqui e descubra por que estudar com nossas turmas

Leave a reply