lider de sucesso

Como Ser Um Líder De Sucesso Com A Ajuda Da Pnl

Se você sofre com os desafios das funções de liderança, com certeza em algum momento já se perguntou “como ser um líder de sucesso”?

Hoje, cada vez mais, a figura do líder tem se desvinculado da figura do chefe. Até algum tempo atrás bastava estar designado com essa função para ser considerado um gestor. Só era preciso cobrar resultados, não se preocupando com o bem estar de seus subordinados.

Mas hoje a situação é bem diferente.

Hoje, que é apenas chefe está com os dias contados na função. É preciso ir além e se tornar um líder de pessoas. Aquele que consegue organizar e trabalhar com o grupo de maneira que faça com que o espírito de equipe seja mantido e o melhor seja retirado dos colaboradores.

Difícil? Nem tanto. Muitos pensam que um bom líder já possui as características necessárias de nascença e, quando cresce, apenas as coloca em prática.

Embora algumas pessoas possam ter certa facilidade para liderar, este processo requer dedicação e esforço. Um bom líder sabe que precisa de aprimoramento contínuo e começar a refinar suas próprias atitudes para extrair bons resultados, para si, seus colaboradores e a empresa.

Lars Sudmann, especialista em organização de empresas, nos lembra que antes de exercer a liderança de forma efetiva é preciso saber, em primeiro lugar, liderar a si mesmo com disciplina e propósito. Só assim é possível ser um exemplo e inspirar outras pessoas.

Por isso quero este artigo tem como intuito discutir sobre liderança e como ser um líder de sucesso de uma forma mais rápida com a com a ajuda da PNL (Programação Neurolinguística).

O Líder Do Século XXI

A cada dia, a rotina das empresas tem se tornado mais dinâmicas. E os formatos de gestão conhecidos anteriormente têm se tornado arcaicos e antiquados.

O fato é que a única certeza hoje é a mudança. Dentro e fora das empresas.

Por isso, as companhias precisam sempre estar dispostas a aceitar acompanhar as evoluções que o século XXI traz. Sejam corporativas, sejam estruturais ou organizacionais.

Afinal, quem não acompanha as mudanças acaba ficando obsoleto. Vide empresas de sucesso que deixaram de existir em razão de mudanças drásticas em seus mercados, como a KODAK ou a Blockbuster.

E o mesmo acontece com os gestores que não se atualizam para acompanhar as mudanças no mercado e nas equipes. Podem acabar obsoletos e deixar de ser gestores!

Mas como fazer isso, visto que o bem mais preciso é justamente ter tempo? Inclusive tempo para se atualizar? Vou falar mais sobre isso posteriormente.

Novos Tempos, Novos Caminhos Para A Liderança

Autoridade, no ambiente de trabalho, deixou de ser sinônimo de poderes ilimitados ou de apenas delegar tarefas.

Na verdade, o que se vê atualmente é que o líder precisa ser muito mais flexível, e conseguir entender os aspectos e habilidades de cada um do seu quadro de funcionários de maneira a criar um ambiente com sinergia.

O dia a dia dentro das empresas também está ficando cada vez mais flexível, Ricardo Semler, CEO da Semco Partners, argumenta que o foco que se busca atualmente é por resultado. E não por ter o colaborador sobre seu domínio durante as horas de trabalho.

O investidor acrescenta que aqueles que desejam manter um monitoramento acirrado, com cobranças e cerceamento da espontaneidade de seus funcionários estão fadados ao fracasso.

Para decisões como essas, Semler dá uma dica para inovar na rotina da empresa. Basicamente, para entender se um padrão precisa ser mantido vale a pena fazer uso dos 3 porquês.

Tomemos como exemplo a necessidade de se realizar uma reunião. Você pode se perguntar “por que preciso fazê-la?”, para a resposta dessa pergunta você pode colocar um novo porquê e fazer o mesmo para a próxima resposta.

Se conseguir responder as três com clareza, significa que realmente está seguindo um caminho coerente dentro de sua gestão.

Como Ser Um Líder De Sucesso

Mas não basta apenas estar em alta posição na hierarquia da empresa para ser um bom líder, há algumas características que são recomendadas.

Veja só:

Confie Em Sua Equipe

A confiança é um dos pilares da liderança. E ela deve ser construída dia pós dia, ao delegar tarefas e acompanhar de forma estruturada.

Você pode começar com aquelas de menor peso e importância. E, à medida que a equipe mostra sua capacidade, aumentar o nível de responsabilidade.

E para que construa um ambiente de confiança, deixe sempre claro qual o objetivo da tarefa designada e o processo que pode ser feito para se chegar até ela. Mas respeite e incentive que seus liderados criem seus próprios caminhos para que eles construam sua própria independência.

Exercite a confiança sendo confiável e confiante!

Leia também Quer empreender com sucesso? Então mude sua mentalidade!

Mantenha A União Do Grupo

Os colaboradores do século XXI também são diferentes de outros períodos por apresentarem diversidade e pluralidade.

Com cada vez mais conquista de direitos por minorias espere encontrá-las em seu ambiente e saiba como utilizar isso para o bem da empresa.

Manter a união do grupo é então essencial para que a criatividade de todos seja levada em consideração.

E saber o potencial de cada um e explorá-lo é uma das tarefas de um líder de sucesso.

Dê o devido reconhecimento aos membros da sua equipe a cada momento que um destaque aconteça, por menor que seja.

Fazer parte da equipe é primordial para a união dessa equipe!

Esteja Atento Aos Feedbacks

Lembra daquelas empresas que caíram no esquecimento por não se adequarem aos novos modelos?

Então, acontece que muitas vezes os próprios funcionários conseguem sentir a mudança no mercado e alertar a empresa.

Por isso que um líder competente precisa saber receber feedbacks e colocá-los em pauta, mesmo que vá na contramão de suas ideias pessoais.

Lembre-se errando também se aprende e o erro na verdade é um aprendizado.

Lidere A Si Mesmo

A frase de Mahatma Ghandi, “seja você a mudança que quer no mundo”, nunca poderia estar mais certa.

A influência por motivação e mais efetiva do que a influência pela função. Se os funcionários veem os esforços e o empenho do líder em trazer inovação para o cotidiano de trabalho, eles começam a acompanhar seus passos e segui-lo com mais satisfação.

Assim, mantenha-se ético em todas as situações, seja justo com todos e sempre se lembre que sua posição não lhe dá regalias diferenciadas. Aproveitar-se de sua posição privilegiada para conseguir benefícios “extras” é uma armadilha mortal! Qualquer tipo de comportamento em desacordo com esses valores pode acabar com a sua confiança como líder.

Seja Transparente

Uma comunicação sincera e compartilhamento de informações também faz parte da rotina de um líder de sucesso.

Deixe claro o que você espera com cada projeto e como cada um pode auxiliar nesse caminho.

Preze, acima de tudo a assertividade pautada nas verdades e o respeito às informações claras.

Além disso, sempre compartilhe com sua equipe os sucessos e insucessos da empresa. Ricardo Semler, por exemplo, deixa que cada um de sua empresa saiba o salário dos outros colaboradores e o motivo de cada bonificação.

Valorize em publico reconhecendo o esforço de cada um.

Como Ser Um Líder De Sucesso Com A Ajuda da PNL Sistêmica

Felizmente, hoje em dia, há cada vez mais suporte para que a liderança seja desenvolvida de maneira promissora e eficaz.

Um desses caminhos é o uso da Programação Neurolinguística Sistêmica. Com ela é possível melhorar o seu entendimento sobre como você age e, da mesma forma, passar a compreender melhor como sua equipe age.

A PNL Sistêmica ajuda a encontrar propósito no que faz, e assim a motivar aqueles a sua volta e ajudá-los a ter clareza em seus objetivos. Além de te dar ferramentas para que possa se comunicar de maneira mais clara e efetiva.

Outro ponto importante é que um líder precisa ser automotivado e manter a atitude positiva para inspirar as pessoas a alcançar os resultados. E para todas essas situações a PNL Sistêmica traz técnicas e ferramentas adequadas para te ajudar a ser um líder de sucesso.

O curso de Practitioner em PNL Sistêmica do Instituto Pérola tem como objetivo dar os recursos necessários para ser um líder de sucesso, tanto na sua vida quanto nos negócios.

Veja o que dizem alguns alunos:

“Com a PNL aprendi que compreendo o outro a partir do momento em que compreendo a mim primeiro. Se hoje sei lidar melhor com meus conflitos e desconfortos, buscando o que há de melhor em mim, é graças ao Practitioner em PNL junto ao Instituto Pérola.” Ivone Fregatti – aluna Practitioner

“Quando decidi por me aventurar nesse mundo da PNL, não imaginava o quanto iria transformar minha vida pessoal, e para melhor. Tenho que agradecer pela grande e excepcional pessoa que é a Fátima. A sua forma de transmitir os conhecimentos para seus alunos é leve e de um jeito que não tem como não fixá-los, e assim guardar o conteúdo em nosso interior com muita facilidade. Eu só tenho a agradecer pela pessoa maravilhosa que você é.” Rosana Maria Monteiro Caetano – aluna Practitioner

“Treinamento sensacional onde é sempre uma grande oportunidade para se conhecer e ampliar seus mapas, além da percepção de lidar e gerar melhores resultados na vida!” Daniela Carvalho – aluna Practitioner

Quer saber mais? Clique aqui e conheça nossos cursos.