pnl-sistemica

PNL Sistêmica: a evolução da PNL Tradicional

Fui apresentada à Programação Neurolinguística em 1998, devido a uma situação de saúde. E me apaixonei por essa “sopa de letrinhas” quando percebi, na pele, a eficácia dos métodos aplicados. Mas é interessante saber que a PNL Sistêmica é um mundo muito vasto.

Fui realmente curada de uma gastrite nervosa. E desde então, venho descobrindo e redescobrindo a PNL a cada dia. E com mais profundidade.

A sensação que tenho é de que ainda há muito a ser explorado nas infinitas possibilidades de aplicação dessa técnica que promove a evolução dos seres humanos em direção à excelência.

E em conjunto com a PNL, estudo diversas outras técnicas sistêmicas, que agregam valor e aperfeiçoam a maneira como percebo a PNL e entendendo a quão poderosa ela é, ou seja, essas ferramentas vêm para somar.

Mas para compreender as possibilidades de aplicação da PNL é necessário antes fazer uma retrospectiva das três gerações que evoluíram historicamente até o que hoje temos, juntamente com os estudos de Robert Dilts, como 3ª geração da Programação Neurolinguística ou PNL Sistêmica.

Das Gerações Tradicionais À Atual

Robert Dilts trabalhou diretamente com os fundadores da PNL e hoje, como pesquisador da área, compartilha suas descobertas por meio de livros, seminários, workshops e, sobretudo, com formações ministradas na NLP University em Santa Cruz, Califórnia.

De acordo o autor, no que diz respeito aos 3 momentos passados pela Programação Neurolinguística, podemos considerar:

1ª Geração Da Pnl: A Mente Cognitiva

Diz respeito a fase inicial, na qual se trabalhava os pensamentos estruturados com processos emocionais e transformava-se os comportamentos limitantes em modelos considerados mais adequados aos ambientes utilizando as capacidades inerentes a cada ser.

Nesse âmbito, podia-se curar fobias, compulsões e balancear estímulos alinhando-os com os ambientes.

O problema deste período é que se focou muito no desenvolvimento individual, sem preocupação com as pessoas ao redor, causando certa “inflação” do ego.

2ª Geração Da Pnl: A Mente Somática

A segunda fase teve início aproximadamente em 1987 com os estudos que descortinaram os trabalhos relacionados com o corpo e com as âncoras espaciais.

O chamado “New Code” (Novo Código) possibilitou o uso da fisiologia humana juntando corpo e mente num sistema único indivisível que registram, ao mesmo tempo, informações dos ambientes.

O que significa dizer que os estudos desse momento compreendiam a influência do ambiente no indivíduo e se propunham a trabalhar com essa afirmação.

Este período foi praticamente uma transição, pois muito rapidamente, como Robert Dilts, Judith Delozier e Todd Epstein, passaram a tratar a PNL como sistêmica, muito diferente da tradicional que continuou a focar suas ferramentas somente na Mente Cognitiva.

3ª Geração: A Mente E O Campo Relacional

A terceira geração foi chamada PNL Sistêmica. Nesse período Robert Dilts se destacou com suas descobertas na PNL Sistêmica através do Campo Unificado, da PNL Generativa e do Modelo Tridimensional que nos permite perceber o mundo muito além de nossos cinco sentidos.

Através do New Code, Dilts avançou no entendimento das mentes geniais universais com a conhecida 2ª Posição perceptiva.

O desafio de Dilts era conseguir entender como seres humanos extraordinários percebiam o mundo e criavam, e trazer isso para modelos que pudessem ser reproduzidos.

Quando falamos de seres humanos extraordinários, falamos de Einstein, Walt Disney, Buda, Cristo, Mozart, Aristóteles, Freud, Leonardo Da Vinci, Tesla entre outros.

Nesse processo a PNL Sistêmica criou ferramentas até mesmo para que fosse possível explorar nosso lado “espiritual”.

Dilts se uniu a outros pesquisadores e também cofundadores como Robert McDonald, Suzi Smith, Tim e Chris Hallbom.

Com isso, a PNL Sistêmica adquiriu mais aprofundamento ao trabalho no nível Espiritual permitindo que se olhasse tanto para as nossas sombras, quanto para nossa luz de modo a ter uma vida mais saudável com amor e prosperidade plena.

Um Novo Olhar Para a Vida

Para a PNL Sistêmica, toda doença é um comportamento que tem início em um processo de desbalanceamento emocional.

Para modificá-lo, portanto, é importante “tratar” o ser humano em sua integralidade. E já existem inúmeros casos de curas de enfermidades como alergia, queda de cabelo, enxaquecas, diabetes, intolerâncias alimentares, dores musculares, problemas de visão, endometriose, doenças auto imunes a até mesmo câncer.

Esses resultados acontecem porque somos seres relacionais. Ou seja, fazemos parte de sistemas, somos formados por sistemas e estamos conectados uns com outros e conosco mesmos.

Um desbalanceamento gera processos emocionais que impactam, em última instância, em nosso corpo somático. Pois somos resultados de relações e relacionamentos.

Para se ter uma ideia, esse relacionamento se amplia até mesmo no campo da física quântica, que explica que como seres de energia podemos transformar nossa vida alterando o padrão energético que vibramos.

A PNL sistêmica, então, usa os estudos científicos para expandir nossos limites de entendimento e aplicação.

A PNL Sistêmica e o Caminho do Desenvolvimento

Aquilo que funciona e traz resultados” é o modo como Robert Dilts define a PNL, por isso, outros estudos também contribuem para o desenvolvimento.

Richard Moss, criador da Mandala do Ser e do “Estado Presente”, e Gabrielle Roth, criadora da técnica corporal “Cinco Ritmos”, que também foca na consciência corporal e estado de presença, são exemplos de pesquisadores que contribuem para a PNL.

Com esses estudos agregados, a PNL Sistêmica está cada vez mais ampla e nos promove chances para estarmos inteiramente no Presente, Conectados, Centrados, Atentos, em Prontidão, Acolhedores e exercendo nossa Essência única em direção ao nosso futuro prospero, saudável, feliz e integro.

Desta forma, ela veio para ficar como uma ferramenta poderosa, simples e disponível para a evolução do ser humano em direção a excelência e inexoravelmente cada vez mais perto, da razão, da missão e da nossa essência nessa dimensão.

Nós, seres humanos, somos merecedores de uma vida plena, saudável, prospera e de sucesso com felicidade. E a PNL Sistêmica é um caminho para atingir esse fim.

Clique aqui e conheça nossas formações.