raiva do chefe - Pérola Instituto

Raiva do chefe? Como a falta de controle emocional afeta sua carreira

Sentir raiva do chefe quando ele manda você fazer algo não é normal e é preciso saber lidar com isso.

O chefe pediu para fazer algo e uma raiva incontrolável assumiu seu corpo.

Depois de um tempo, você percebe que ficou zangado por um detalhe, uma frase que não gosta ou um comportamento que acredita ser inaceitável para você. Por isso, saiba que sentir raiva do chefe não é normal, mas muito comum. 

Esses pequenos indícios de raiva podem se tornar prejudiciais para a sua carreira profissional e claro para sua vida como um todo, pois afeta o  relacionamento com chefes e colegas de trabalho e quase sempre vai para casa, amigos e família. 

É aí que entra em cena o controle emocional e como a Programação Neurolinguística (PNL) pode ser de grande ajuda para entender e controlar a raiva que se sente no ambiente de trabalho.

Importância do controle emocional para a carreira profissional

Saber lidar com as emoções presentes na rotina de trabalho é imprescindível para manter o bem-estar e se sentir mais produtivo durante a jornada de trabalho.

Assim, temos o aparecimento fundamental do controle emocional.

O controle emocional nada mais é do que aprender a lidar com emoções quando elas surgem em momentos intensos, podendo ser tanto emoções positivas quanto negativas.

Mas para saber como gerenciar as emoções para evitar sentir raiva do chefe é preciso saber identificar quais são elas e em que momentos são intensificadas.

Reflita um pouco: você sente raiva do chefe quando ele faz uma crítica ao seu trabalho? Ou essa emoção aparece quando ele manda fazer um relatório que para você não tem sentido?

Identificar qual situação está gerando esse sentimento é o primeiro passo para gerenciar as suas emoções corretamente e conseguir agir diante de determinadas situações.

Como aplicar o controle emocional no ambiente de trabalho?

Você já começou a identificar em quais situações sente raiva do chefe e quais atitudes o deixam mais zangado do que em outras situações.

Agora é importante traçar um plano de ação para não deixar que essa raiva atrapalhe sua rotina e seu relacionamento com os colegas de trabalho.

Afinal, quando você está estressado pode acabar descontando as suas emoções em outras pessoas, o que irá fazer que elas comecem a evitar a sua presença.

Quando uma pessoa gerencia as suas emoções corretamente, torna-se transparente, consegue se adaptar a vários ambientes e sabe como agir.

Vamos a algumas dicas que podem fazer a diferença na sua carreira profissional!

Refletir primeiro e reagir depois

Agir no impulso traz consequências que podem ser desastrosas para o ambiente corporativo. Se você está em uma situação que desencadeia sentimentos negativos ou que traz desconforto, então faça uma pausa, respire e só depois tome uma decisão.

Esse processo de parar por alguns minutos para pensar vai ajudar a minimizar prejuízos e fazer você adotar medidas práticas mais eficientes.

Autoconhecimento é a chave para o controle das emoções

Você está com raiva do chefe, mas por qual motivo? Quando você conhece seu corpo, suas emoções e sabe quais atitudes te irritam fica muito mais fácil executar ações para evitar esse estresse todo.

Por isso, aposte no autoconhecimento. Seja por meio de terapias ou outras técnicas, tente conhecer mais sobre as suas emoções, o que agrada, o que desagrada e como você lida com situações positivas ou negativas.

Aprenda a lidar com a negatividade

Controlar as emoções não quer dizer que você nunca mais pode sentir nenhuma emoção negativa. Não é nada disso.

Você pode e deve se permitir sentir qualquer emoção. No entanto, lidar com sentimentos negativos e não deixá-los tomar conta da situação é fundamental para que não se sinta mal consigo mesmo.

Como a PNL pode ajudar no controle emocional?

A Programação Neurolinguística (PNL) pode oferecer os recursos necessários para que você aprenda a lidar com gatilhos emocionais.

Dessa forma, aquela atitude que faz você sentir raiva do chefe pode ser identificada rapidamente e alguns caminhos podem ser escolhidos para você lidar melhor com a raiva no momento.

A PNL ajuda nessa flexibilidade. Ou seja, na maneira mais flexível de lidar com pessoas e situações. Conheça nossas formações desenvolvidas no Instituto Pérola e saiba como controlar suas emoções!