empreender com sucesso

Quer empreender com sucesso? Então mude sua mentalidade!

Mudar de carreira e iniciar um negócio é o grande desejo de muitos. Porém, para empreender com sucesso é preciso mais do que vontade. É fundamental cultivar a mentalidade de empreendedor.

Não é difícil encontrar pessoas que têm o plano perfeito para dar uma guinada em suas vidas: juntar alguns meses de salário, as férias, o décimo terceiro, o acerto e abrir o próprio negócio.

Por que gastar suas energias com o patrão se você pode se enveredar por esse caminho sozinho, não é?

Só que ao empreender você precisa se lembrar que você será seu novo chefe. É você quem vai ser o responsável pelas metas, objetivos e pela responsabilidade de seu negócio.

É com a vida de seus funcionários, com as despesas e o lucro e todos os investimentos que você vai ter que lidar. Por isso é tão importante cultivar o mindset de sucesso.

Então, se você está nesse momento mudança de carreira, mude sua mentalidade junto. Só assim você conseguira empreender com sucesso no seu novo negócio.

Leia também 5 Razões porque inteligência espiritual é essencial em tempos desafiadores

 

Mentalidade de Sucesso: Não há atalhos

Não estou aqui para jogar um balde de água fria em seus planos. Pelo contrário, quero que você se fortaleça para os desafios que surgirão em sua nova caminhada.

Assim, já digo: não há atalhos. Se houvesse uma fórmula mágica para o sucesso, todos teriam chegado nessa posição.

Márcio Dal Cin, proprietário da Chef Leon, em entrevista ao jornal A Hora, também afirma que “as condições não serão sempre perfeitas. É preciso arriscar”.

Assim, o que você pode fazer para empreender com mais eficácia é abrir mão de estratégias que vão te preparar para os momentos decisivos.

Então, a primeira coisa que você precisa ter em sua mente é que o lucro é importante, mas não pode ser o fim de suas ações. Você precisa se questionar:

  • Qual a dor que seu empreendimento vai tirar do mundo.
  • Por que sua empresa e você como profissional é importante?
  • Qual o impacto positivo que será acarretado a sociedade e aqueles à sua volta?

Já pensou nisso? Se não, esta é uma boa hora.

 

Mentalidade Fixa versus Mentalidade de Crescimento

É verdade que algumas pessoas nascem com certas qualidades que facilitam suas caminhadas. Mas você já sabe que seu cérebro é uma ótima ferramenta de aprendizagem.

E é justamente essa qualidade que pode te colocar em frente a grandes oportunidades. Lembre sempre, todos sentimos medo, todos queremos ficar na zona de conforto, todos queremos evitar as crises, mas isso não significa que devemos jogar a toalha.

Carol Dweck, autor do livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, explica que “a mudança de mindset não se trata de seguir alguns bons conselhos de vez em quando. Trata-se de ver as coisas de uma maneira totalmente nova.”

Por isso que vamos aprender sobre como duas mentalidades funcionam e qual delas está por trás das mentes milionárias.

 

Mentalidade Fixa

Você conhece o ditado “Pau que nasce torto nunca se indireta”? Ele define com propriedade como a mentalidade fixa funciona.

A pessoa que pensa desse jeito acredita que tudo que podia aprender já aprendeu e que chegou num ponto onde nada mais pode ser mudado.

Mas essa é uma falácia. O único momento em que paramos de aprender é na morte. Enquanto há vida, há movimento.

Olhe a sua volta, tudo está mudando o tempo inteiro, os pássaros migram com as estações, as árvores florescem, dão frutos. Tudo está em constante mudança.

Por que com sua mente seria diferente?

 

Mentalidade de Crescimento

Aquele que detém a mentalidade de crescimento sabe que as circunstâncias atuais são passageiras e que é preciso uma mudança interminável.

A pessoa que pensa dessa forma sabe que o erro dá lugar à oportunidade de ser melhor, de estar mais próxima de seu objetivo.

Sempre há espaço para ser um profissional melhor, se qualificar, melhorar seu repertório. Se há alguma dificuldade para desenvolver isso, vale a pena apostar em:

  • Ter uma inspiração pessoal: escolha um “ídolo”, ou alguém que você considera bom em sua área para usar como modelo. Conheça a vida dele e se possível leia sua biografia, você vai perceber que antes de chegar nessa posição ele precisou passar por muitos momentos de amadurecimento.
  • Ter um mentor: essa opção é ainda mais assertiva. A mentoria ajuda a identificar aquilo que precisa ser reajustado e melhorado.

 

Como mudar a mentalidade?

Existe uma função em nosso cérebro que se é definida como “plasticidade”. Ela permite que consigamos desenvolver novas habilidades, que sejamos diferentes ao longo da vida e estejamos em constante update.

São neurónios criando sinapses e pontes entre uns e outros para tornar você um ser humano melhor. E você pode dar o start necessário que vai mostrar ao seu cérebro que ele precisa mudar.

O ponto interessante para começar esse “balanço” da sua mentalidade é usar a estratégia F.O.F.A. esse acrónimo designa uma série de tarefas para um autodiagnóstico. Vamos ver quais são elas?

  • Fortalezas: defina seus pontos fortes e que podem ser usados como “armas” ao seu favor.
  • Oportunidades: quais são as oportunidades que podem ser criadas com as ações já existentes ou fazendo mudanças em sua rotina e em seu entorno?
  • Fraquezas: sabendo que ninguém é perfeito, o que precisa ser melhorado? Será que você consegue enumerar alguns pontos e definir como vai obter bons resultados?
  • Ameaças: não são só seus medos, mas aquilo que realmente pode atrapalhar sua jornada. Ter ciência das ameaças ajuda a criar estratégias para saná-las.

 

Duas dicas práticas para empreender com sucesso

Falamos bastante sobre os pontos em relação a sua mentalidade que você pode melhorar. Mas também há práticas que permitem diminuir os riscos de seu novo empreendimento. Veja só:

 

Plano de Negócios

O plano de negócios é um documento no qual você detalha todas as intenções de seu empreendimento, quais as reais possibilidades dele e os cenários de riscos.

Ele é o primeiro passo para todo empreendedor, pois você precisa descrever com clareza o que está fazendo. Alguns dos pontos que estarão neste documento serão:

  • Sumário executivo: passa a visão geral do negócio.
  • Análise de mercado: mostra que você entende a sua área, seu cliente e os fornecedores.
  • Plano de marketing: expõe as estratégias de divulgação e captação de clientes.
  • Plano Financeiro: detalha os gastos e o montante necessário para o investimento.

Há outros itens que faz parte dele, veja esse vídeo do Sebrae que detalha cada parte do plano de negócios.

 

Gerenciamento de Riscos

Saber que nem tudo será flores é vital para seguir bem na sua caminhada. Os imprevistos estarão lá e é melhor saber lidar com eles.

O gerenciamento de risco serve para isso, nele você coloca quais são as possíveis crises e como reagir a cada uma delas.

Antever perigos para seu empreendimento é ter uma mentalidade de sucesso e pensar de maneira estratégica.

 

A Programação Neurolinguística e a Mentalidade de Sucesso

Permita-se adaptar-se de acordo com seu tempo, pois nenhuma mudança acontece da noite para o dia.

Para te ajudar nesta caminhada você pode contar com a Programação Neurolinguística Sistêmica. Sim! A PNL Sistêmica pode oferecer todas as ferramentas que você precisa para assumir o domínio da sua mente, criar uma mentalidade empreendedora e ter sucesso.

Com ela você desfará seus bloqueios, as crenças negativas e impeditivas e vai trilhar o caminho que vai te levar ao topo.

O Instituto Pérola acredita na evolução constante! Por isso oferecemos cursos e atendimentos que exploram cada ponto da mente de crescimento.

Quer saber como? Clique aqui e descubra por que estudar Programação Neurolinguística no Instituto Pérola.

Leave a reply