compulsão - Perola Instituto

Como superar a compulsão?

Superar compulsões é essencial para ter uma rotina mais tranquila e uma vida saudável 

A pessoa está roendo unhas, come uma caixa de bombons sem perceber ou ingere alimentos além da conta… Esses são apenas alguns dos exemplos mais frequentes de compulsões. 

Essa ação repetitiva e sem controle afeta a vida pessoal e profissional do indivíduo, além de fazê-lo ter um sofrimento psíquico e emocional para aliviar a ansiedade. 

Assim, o ciclo continua se repetindo sem nenhum final para aliviar esses sentimentos de culpa. 

No artigo de hoje você vai aprender:

  • o que é um compulsão;
  • qual a diferença entre compulsão e obsessão; 
  • quais o tipos de compulsão;
  • como superá-la. 

O que é uma compulsão? 

Ocorre quando uma pessoa repete uma atividade de maneira excessiva e inconsciente, tornando-se um esforço mental ou físico sem nenhum sentido aparente. 

A pessoa realiza esse exercício na tentativa de evitar preocupações, aflições ou outro sentimento que muitas vezes desconhece e  que desencadeia a ação. 

Assim, para evitar algum tipo de sofrimento psicológico desenvolvido por causa da depressão ou ansiedade, por exemplo, o indivíduo abusa no uso de substância ou alimentos, desenvolvendo atitudes incontroláveis. 

Para se tornar parte de um diagnóstico, esses comportamentos precisam estar atrelados à angústia mental, interferindo na rotina e em todas as esferas da vida da pessoa. 

Qual a diferença entre compulsão e obsessão? 

Antes de falarmos sobre como superar esse comportamento, é preciso entender a diferença entre compulsão e obsessão.

O primeiro caso é quando desenvolvemos atividades que não são voluntárias e que também não são realizadas por prazer. 

Dessa forma, a pessoa sente-se pressionada a tomar certa atitude porque precisa aliviar a angústia, o estresse e a ansiedade. 

Vamos para um exemplo prático.

Um indivíduo pode desenvolver compulsão alimentar por diversos fatores. Por exemplo, alterações hormonais, crises de ansiedade, perdas muito grandes ou, até mesmo, o ato de fazer dietas muito restritivas. 

Isso tudo pode influenciar que a pessoa sinta a necessidade de comer além do habitual, de maneira muito rápida e escondida. 

O processo gera consequências físicas e mentais, já que pode causar obesidade e outros problemas de saúde. Além disso, também temos a presença de angústia mental, bulimia ou depressão. 

Já a obsessão relaciona-se com uma condição mental caracterizada por pensamentos invasivos, involuntários e obsessivos. 

A pessoa fica com uma ideia fixa e para minimizar esse pensamento precisa realizar alguma ação ou tarefa. Isso pode ser irracional e inconsciente, mas mesmo assim essa pessoa não irá conseguir tirar o foco do pensamento. 

Uma das características da obsessão são os atos repetitivos, que prejudicam a vida pessoal e profissional. 

Por exemplo, lavar muitas vezes as mãos, verificar inúmeras vezes se a porta foi fechada ou organizar as coisas repetidas vezes é um processo que pode ser considerado obsessão. 

No entanto, não podemos confundir isso com uma afeição de ter o ambiente limpo ou coisas do tipo. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)  é um distúrbio sério que ocupa grande parte da rotina da pessoa, a impossibilitando de viver de maneira prazerosa. 

Quais os tipos de compulsão? 

Existem vários tipos de compulsão, eles estão atrelados a vários fatores e diversos comportamentos

Alguns deles são: 

  • por compras;
  • por acumulação;
  • alimentar;
  • por jogos;
  • tricotilomania, o ato de arrancar dos pelos do corpo;
  • por sexo (ninfomania) e vários outros tipos. 

Todos eles envolvem a repetição de um ação específica para aliviar determinados sentidos gerados no momento. 

Como superar compulsões? 

Para superar compulsões, seja ela do tipo for, é preciso ter ajuda de profissionais qualificados. 

Master Practitioners em PNL Sistêmica ou consteladores com base estrutural em suas formações são devidamente qualificados para essas dinâmicas transformadoras. 

A PNL (programação neuro linguistica) tem ferramentas específicas para trabalhar com compulsões de forma simples e indolor e que eliminam as compulsões de forma definitiva. 

Já as constelações sistêmicas explicam muitos casos de obsessões e promovem uma mudança profunda e duradoura com apenas uma única sessão.

  

Por intermédio de algumas sessões, é possível controlar o desejo de repetir a ação inúmeras vezes e ter maior qualidade de vida. Entre em contato para saber mais sobre o tratamento! 

Recapitulando

As compulsões podem ser de variados tipos e envolver diversos fatores para o seu início. 

Esse comportamento repetitivo envolve sofrimento psíquico e é realizado para controlar algum sentimento, como ansiedade, angústia, medo e vários outros.  

Além disso, esse comportamento é diferente da obsessão, apesar de estarem interligadas. 

O tratamento para superar esses comportamentos repetitivos pode ser feito com a ajuda de terapias sistêmicas e auxilia na minimização desses pensamentos repetitivos e até na completa eliminação dessas compulsões.