Autoconhecimento - Pérola Instituto

O autoconhecimento não se constrói sozinho

Para sabermos quem somos, devemos entender o outro. No final das contas, autoconhecimento é sobre isso.

Na PNL (programação neurolinguística), sempre enfatizamos que somos responsáveis pelo nosso próprio sucesso. O que é bem verdade.

Entretanto, essa plenitude só é possível para pessoas que possuem uma boa dose de autoconhecimento dentro de suas mentes.

Só que esse aprendizado não se constrói sozinho. Precisamos estar em contato com diferentes universos para sabermos onde começa o nosso próprio mundo.

A gente se percebe a partir do outro. Ou seja, precisamos da interação social para sabermos como nos colocamos e nos manifestamos em nossa vida.

Se você acha que pode fazer tudo sozinho e não depende de ninguém, esse artigo é para você.

Ninguém faz nada sozinho

Ninguém faz nada sozinho.

Mesmo que essa afirmação soe contraditória, ela também se encaixa em nosso tema. Afinal, sempre defendemos que somos os únicos responsáveis pelo nosso sucesso.

Para entender como esses dois conceitos diferentes fazem sentido quando enxergamos como um todo, vamos citar um paralelo interessante.

Imagine uma fogueira. Você acha que ela vai se manter acesa se deixarmos apenas um pedacinho de madeira pegando fogo em sua base?

A resposta é “não”, uma hora ele vai se apagar. Nesse caso, é preciso ter outros pedaços de madeira em brasa para manter essa chama acesa. Na vida também é assim.

Ou seja, isso significa que precisamos investir em nós mesmos se desejamos um mundo melhor como um todo. O autoinvestimento é o único exemplo que o retorno é garantido.

O autoconhecimento na PNL

Segundo a PNL, o autoconhecimento é uma jornada de descoberta pessoal, que envolve a exploração das nossas crenças, valores, habilidades, emoções e padrões de comportamento. 

Através dessa exploração, podemos identificar e superar limitações, compreender nossas motivações e objetivos, além de aumentar nossa capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal.

A PNL oferece diversas ferramentas e técnicas para ajudar no processo de autoconhecimento.

Por exemplo, a modelagem de comportamentos de sucesso, a identificação e transformação de crenças limitantes e a utilização de perguntas poderosas para acessar estados mentais mais profundos.

O autoconhecimento pode ser alcançado sozinho?

Quando falamos da busca por autoconhecimento, esse processo pode acontecer de várias maneiras diferentes. Na verdade, isso se aplica a qualquer tipo de aprendizagem.

Entramos em choque com essa realidade recentemente quando o ensino online, e até mesmo o trabalho remoto, passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas.

Mas sabendo que esse tipo de atividade demanda uma disciplina que muitas vezes não temos. Quantas vezes você já comprou um curso online e sequer o terminou?

Ou às vezes até concluiu o programa, mas não colocou nada em prática? 

O que estamos falando é que, apesar de ser possível, aprender sozinho é uma faca de dois gumes que pode mascarar uma série de erros e comportamentos negativos.

Você pode estar se enganando.

Se você não for disciplinado, esse suposto investimento pode ser uma grande perda de dinheiro, tempo e energia!

Então, se você tem a consciência de que não tem o foco necessário para tirar bom proveito desses aprendizados, procure a companhia de outras pessoas. 

A troca de experiências e os relacionamentos vão te ajudar a manter a motivação e disciplina em sua rotina de estudo, trabalho e autoconhecimento.

PNL à distância ou presencial?

Claro que os modelos digitais oferecem mais praticidade e democratizam o acesso a todo tipo de conhecimento, inclusive na programação neurolinguística.

No entanto, para a prática dessa terapia comportamental é muito importante ter a interação em tempo real. 

É uma questão de energia, que pode ser muito necessária para manter um grupo motivado e coeso.

Por isso, defendemos um modelo híbrido de ensino, com foco no presencial e na realização de exercícios que aprofundam o aprendizado.

Acreditamos que alternar entre esses dois estilos de aula pode ser a chave para um processo de autodescoberta mais agradável, eficaz e eficiente, tanto para alunos quanto para instrutores.

Você não faz nada sozinho

Voltando para a metáfora do início deste artigo, um tronco sozinho não é capaz de manter uma fogueira acesa. Sem companhia, ele inevitavelmente se apaga.

Da mesma forma, quando estamos sozinhos, nossa energia se esvai de forma muito mais rápida.

Essa integração é natural. Somos seres humanos e precisamos interagir e nos relacionar uns com os outros.

Nenhuma chama fica acesa sozinha. Ela precisa do outro, da outra chama que a ajuda a manter a luz acesa.

A importância do autoconhecimento

Através dessa interação, você vai conseguir se conhecer melhor. Como já afirmamos muitas vezes, na PNL, o autoconhecimento é a principal base para a transformação.

Se você utilizar o método practicioner para se conhecer melhor e depois ajudar outras pessoas, melhor ainda.

Esse progresso vai ser útil em todas as áreas de sua vida e pode representar uma grande mudança na qualidade de seus comportamentos e hábitos.

Além disso, uma das bases da PNL é a capacidade que adquirimos de nos comunicarmos melhor.

Então, como pôr em prática esses ensinamentos se você está sozinho? Precisamos do outro muito mais do que imaginamos.

Você não faz nada sozinho!

Como a PNL pode ajudar?

A programação neurolinguística é uma abordagem terapêutica e de desenvolvimento pessoal que tem sido amplamente utilizada para ajudar as pessoas a alcançarem o sucesso em várias áreas de suas vidas. 

Essa prática oferece técnicas para aprimorar a comunicação, gerenciar emoções, mudar comportamentos e alcançar objetivos.

A terapia também ajuda a ter uma vida mais equilibrada, afetando nossa tomada de decisão, bem-estar e até mesmo nossa saúde física. 

Com a ajuda da PNL, as pessoas podem desenvolver habilidades e ferramentas para melhorar suas vidas e alcançar seus objetivos com mais eficácia.

Obrigado por chegar até aqui! Fique agora com o convite para que você conheça um pouco mais do nosso trabalho.

O Instituto Pérola possui treinamentos, programas e atendimentos que usam a programação neurolinguística. 

Como esta técnica, você poderá superar limitações, desbloquear sua mentalidade e ter maior consciência sobre as suas escolhas. Saiba mais acessando o site