Amor-próprio - Perola Instituto

Por que o amor-próprio é tão importante?

Sem amor-próprio é impossível demonstrar afeto verdadeiro em suas relações.

Muitas vezes nos vemos frustrados com o mundo, julgando e condenando a tudo e a todos, sem ao menos olhar para o nosso espelho.

Cobramos empatia dos outros, enquanto nossa vida vai de mal a pior e seguimos nessa espiral de reclamações.

Mas será que o problema está realmente do lado de fora? Ou o que realmente nos incomoda é nossa relação com nós mesmos?

Para uma vida positiva e funcional é fundamental ter amor-próprio. Afinal, não é possível fazer bem no mundo sem antes fazer o bem a si mesmo.

É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue para saber mais sobre o assunto.

Como ter uma vida em ordem?

Para iniciar nossa conversa de hoje, citaremos um breve texto do filósofo chinês Confúcio.

‘‘Para colocar o mundo em ordem, nós temos que primeiro colocar a nação em ordem.

Para colocar a nação em ordem, temos que primeiro começar a família em ordem

Para colocar a família em ordem, temos que cultivar nossa vida pessoal

Temos, em primeiro lugar, que colocar ordem em nossos corações’’

O que podemos entender desta reflexão é de que toda mudança começa por nós mesmos. Não adianta desejar um mundo melhor, se não fazemos do mundo um lugar melhor.

Como podemos ensinar nossos filhos a serem boas pessoas, se não conseguimos fazer o bem a nós mesmos?

Como podemos cobrar uma nação mais honesta, se também não fazemos por onde?

A resposta para esses questionamentos mora no conceito de amor-próprio. Vamos entender mais sobre esse importante comportamento nos parágrafos abaixo.

A importância do amor-próprio

A sua paixão maior deve ser você mesmo. O amor-próprio é algo fundamental para o equilíbrio na vida de qualquer pessoa.

Quando alguém não está bem por dentro, inevitavelmente sua família, sua casa e até mesmo seu trabalho, inclusive suas finanças, também não vai estar bem. 

Nesse ciclo vicioso, tudo vai se contaminando com a desordem comportamental a que nos submetemos.

Quebrar esse sistema só é possível através da aceitação de quem somos. Seja do nosso corpo, da nossa família, do nosso país de origem e principalmente das nossas imperfeições.

Como seres humanos somos perfeitamente imperfeitos ou imperfeitamente perfeitos. 

Ou seja, para tratar os outros de maneira humana, é preciso, antes de mais nada, ser humano consigo mesmo. Isso significa ter amor-próprio com gentileza.

Uma boa ferramenta que podemos desenvolver para ter uma cultura mais empática tanto com os outros, quanto com nós mesmos, é trabalhar o pressuposto da intenção positiva.

Pressuposto da intenção positiva

O pressuposto da intenção positiva é um conceito básico na Programação Neurolinguística (PNL). 

Esta linha de pensamento sugere que todos os comportamentos humanos têm uma intenção positiva por trás deles, mesmo que essas atitudes possam ser prejudiciais ou indesejáveis.

De acordo com esse conceito, a PNL acredita que as pessoas agem com base em suas próprias percepções do mundo e nas melhores opções disponíveis para elas naquele momento. 

Quase como se esse tipo de desvio fosse um mecanismo de defesa que desenvolvemos de maneira inconsciente.

Por exemplo, uma pessoa com o hábito de procrastinar pode evitar a ansiedade associada a uma determinada tarefa ou encontrar uma forma de descanso.

Embora a procrastinação possa ser considerada um comportamento indesejado, a intenção positiva por trás dela pode ser preservar o bem-estar emocional, evitar um resultado indesejado ou garantir uma pausa necessária.

Ao reconhecer e compreender a intenção positiva por trás de um comportamento, a PNL propõe que seja possível desenvolver estratégias alternativas mais eficazes para atingir a mesma intenção de forma mais saudável e produtiva.

Dessa forma, esse pensamento incentiva uma abordagem mais compassiva e compreensiva em relação aos comportamentos humanos, inclusive nossos próprios equívocos.

Ter essa percepção nos ajuda a desenvolvermos um olhar mais justo para nós mesmos e facilita bastante o desenvolvimento do sentimento de amor-próprio.

Viver de acordo com nossa essência

Por isso, devemos sempre respeitar a essência de quem somos. Únicos, porém humanos, que compartilham o mesmo território, mas o enxergam através de diferentes mapas.

Aceitar essas diferentes visões de mundo e compreender que cada pessoa está se esforçando para fazer o melhor é a chave para uma convivência mais harmônica com o outro.

Afinal, somos formados pelos mesmos sentimentos: amor, alegria, medo e raiva. E são só esses mesmo. Muitos sentimentos, na verdade, são maneiras de expressar os sentimentos básicos e aceitá-los faz parte do processo de evolução. 

Quando temos amor-próprio esse processo de empatia se torna muito mais fácil. Quem consegue se amar, também é capaz de amar ao outro.

Isso acende nossa percepção de que devemos sempre valorizar aquelas pessoas que estão ao nosso redor. Sejam nossa família, nossos amigos ou nossos colegas de trabalho.

Não é preciso esperar o Natal para pôr em prática os valores trazidos pela data, assim como não precisa esperar o dia das mães para reconhecer o seu amor materno.

Valorize essas relações todos os dias. Ter amor-próprio passa por reconhecer quem nós somos diariamente, sem precisar dessas muletas representadas por estas datas.

Independentemente de tudo, nós somos seres humanos. Simples assim. Assim como todas as pessoas no mundo estamos no processo de entender quem nós realmente somos.

E se estamos sempre em transformação, devemos entender que o autoconhecimento é um processo de aprendizagem contínua que deve nos acompanhar a vida toda.

Como a PNL pode ajudar?

A programação neurolinguística é uma abordagem terapêutica e de desenvolvimento pessoal que tem sido amplamente utilizada para ajudar as pessoas a alcançarem o sucesso em várias áreas de suas vidas. 

Essa prática oferece técnicas para aprimorar a comunicação, gerenciar emoções, mudar comportamentos e alcançar objetivos.

A terapia também ajuda a ter uma vida mais equilibrada, afetando nossa tomada de decisão, bem-estar e até mesmo nossa saúde física. 

Com a ajuda da PNL, as pessoas podem desenvolver habilidades e ferramentas para melhorar suas vidas e alcançar seus objetivos com mais eficácia.

Obrigado por chegar até aqui! Fique agora com o convite para que você conheça um pouco mais do nosso trabalho.

O Instituto Pérola possui treinamentos, programas e atendimentos que usam a programação neurolinguística. 

Como esta técnica, você poderá superar limitações, desbloquear sua mentalidade e ter maior consciência sobre as suas escolhas. Saiba mais acessando o site