Mensagens de autoajuda - Pérola Instituto

Mensagens de autoajuda realmente funcionam?

Mensagens de autoajuda podem trazer um alívio momentâneo, mas será que elas são capazes de promover uma verdadeira mudança em sua vida?

Como seres humanos, estamos todos sujeitos há momentos difíceis e desafios. Isso é algo usual que acompanha a vida de todo ser humano que já viveu neste planeta.

Felizmente, possuímos ferramentas que nos ajudam a crescer e a superar esses obstáculos. 

No entanto, para acessar esse tipo de informação precisamos de um diferencial que se chama autoconhecimento. Só chegar nessa consciência pode ser um grande desafio.

Para tentar vencer esse desafio de forma mais fácil, muitas pessoas se enganam e recorrem a outras maneiras de tentar superar as adversidades da vida. 

O que é válido. Só que a longo prazo esse hábito pode ser um grande impeditivo e uma enorme perda de energia e dinheiro.

Um bom exemplo disso são os livros e mensagens de autoajuda. Essas obras têm seu valor e utilidade, mas não limitadas na capacidade de promover o autoconhecimento.

Se você ainda acredita nisso, pode estar sendo enganado por você mesmo. 

É sobre isso que conversamos neste artigo. Vem comigo.

Autoajuda existe?

Primeiramente, vamos analisar a estrutura da palavra “autoajuda”. Ou seja, ajudar a si mesmo. Isso faz sentido para você?

Partindo do pressuposto de que nada cai do céu e somos os únicos responsáveis pelo nosso sucesso, o conceito de autoajuda se torna quase um pleonasmo.

Só nós podemos nos ajudar. Não existe nada diferente dessa realidade. 

O apoio do outro só vai ser capaz de nos servir de algo se estivemos internamente dispostos a aceitar esse auxílio. Se tivermos recursos básicos que possibilitam transformar essas informações em comportamentos.  

Por isso, mensagens de autoajuda não devem ser encaradas como um mecanismo de mudança. Por mais que elas tenham seu valor, elas não substituem o autoconhecimento.

Mensagens de autoajuda funcionam?

Mensagens de autoajuda podem ser fontes de conforto e motivação em momentos difíceis. No entanto, sua eficiência é bastante limitada.

Infelizmente, ler um livro não vai te trazer autoconhecimento. Essa habilidade vem através de muito trabalho e esforço.

Um conhecimento só se torna parte de nós com prática, quando começamos a realmente usar. Como diz Robert Dilts, quando está no músculo!

Claro que o hábito da leitura deve sempre ser incentivado. No entanto, o conhecimento vindo dessas mensagens de autoajuda só é efetivo se você tiver os recursos certos dentro de você.

Não seja vítima da própria enganação. Se você busca mudanças, ela não vai estar em um livro. 

A vontade de mudar pode ser instigada pela leitura de bom livro ou um artigo inteligente, mas a mudança só acontece quando mudamos a nós mesmos. 

Não pense que você é autodidata e pode sempre aprender as coisas sozinho. Aliás, assim como autoajuda, autodidata é quase um pleonasmo quando trabalhamos com a PNL.

Você acha que um médico é capaz de operar uma pessoa só por conta de ler um livro? Não, né?

Um profissional desse tipo passa por anos de treinamento e especialização até chegar a esse estado avançado de habilidade. Até que seus comportamentos estejam alinhados com essas informações. Até ter o conhecimento no músculo!

Você não passaria por uma cirurgia feita por alguém que se preparou apenas lendo um livro, não é mesmo?

Então, por que se submeter a esse mesmo tipo de atitude quando o assunto é mudança de comportamento? Quando é da sua felicidade e sucesso que você está buscando?

O mesmo acontece quando falamos de autoconhecimento. Mensagens de autoajuda podem até ser um apoio, mas a mudança vem através de trabalho e comprometimento.

Aliás, tudo na vida é assim. Lembre-se que nada cai do céu.

É bom deixar claro que isso não é uma crítica a esse hábito comum entre muitas pessoas. Tudo que lemos e aprendemos agrega valor em nossas vidas.

O erro consiste em achar que apenas isso vai trazer mais equilíbrio e paz para sua vida. Esse tipo de pensamento apenas vai gerar mais frustração.

Toda ajuda é autoajuda

Isso nos leva ao tema central deste artigo: toda ajuda é uma autoajuda. Ninguém vai fazer nada por nós e somos os únicos responsáveis pela nossa sorte nessa vida.

Nem nossos pais, nossos parceiros e até mesmo nossos chefes e mentores. Nenhum deles tem essa capacidade. Somente você pode ajudar.

Ou seja, toda ajuda é uma autoajuda. 

Seja você a mudança que você quer no mundo

Procure ajuda

Mas isso não significa que você deve enfrentar tudo sozinho. Muito pelo contrário, busque ajuda especializada.

Não se de por convencido pelas mensagens de autoajuda e procure pessoas que possam te guiar na jornada do autoconhecimento.

Lembre-se, essa é sua jornada e os passos dependem somente de você. Só que, felizmente, existem pessoas que podem apontar qual é o melhor caminho.

Pessoas que podem ser facilitadores nessa jornada.

Esse processo vai te dar recursos e ferramentas para você conseguir pôr em prática essas mudanças em sua vida.

Isto é se ajudar. É assumir que você pode melhorar, arregaçar as mangas e ter a humildade de aprender.

Com essa mentalidade fica muito mais fácil assimilar o conhecimento e com bastante autoconhecimento, você pode transformar as mensagens de autoajuda em evolução.

Mas lembre-se, não vai ser da noite para o dia. Autoconhecimento demanda trabalho, esforço e acima de tudo, vontade de se ajudar.

Até chegar no músculo, um conhecimento é só uma informação!

Conheça mais sobre a PNL

Obrigado por ter lido este artigo! Continue ligado para saber mais sobre o assunto.

Se você chegou até aqui, o conteúdo deve ter feito sentido para você. Quer sair das mensagens de autoajuda e trilhar um caminho de autoconhecimento de muito valor?

Fica aqui nosso convite para você conhecer um pouco mais sobre a Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL, e o Instituto Pérola.

Fique à vontade, vai ser um prazer ajudar você!

Como a PNL pode ajudar?

A programação neurolinguística é uma abordagem terapêutica e de desenvolvimento pessoal que tem sido amplamente utilizada para ajudar as pessoas a alcançarem o sucesso em várias áreas de suas vidas. 

Essa prática oferece técnicas para aprimorar a comunicação, gerenciar emoções, mudar comportamentos e alcançar objetivos.

A terapia também ajuda a ter uma vida mais equilibrada, afetando nossa tomada de decisão, bem-estar e até mesmo nossa saúde física. 

Com a ajuda da PNL, as pessoas podem desenvolver habilidades e ferramentas para melhorar suas vidas e alcançar seus objetivos com mais eficácia.

Obrigado por chegar até aqui! Fique agora com o convite para que você conheça um pouco mais do nosso trabalho.

O Instituto Pérola possui treinamentos, programas e atendimentos que usam a programação neurolinguística. 

Como esta técnica, você poderá superar limitações, desbloquear sua mentalidade e ter maior consciência sobre as suas escolhas. Saiba mais acessando o site