practitioner-em-pnl

O que faz um Practitioner em Programação Neurolinguística?

E se você pudesse atuar na vida de outras pessoas e fazê-las encontrarem seu potencial? O que um Practitioner de PNL faz é bem parecido com isso. Você recebe ferramentas que cooperam para uma mente mais produtiva.

A Gazeta do Povo explica que pessoas que se conhecem bem conseguem ser líderes melhores e atingir objetivos mais concretos. Pense por um momento nas coisas que já deixou de fazer por achar que não tinha a devida competência.

Pois é, muitas vezes, nosso cérebro nos engana quanto ao que é real e o que é somente “paranoia”. Vemos todos os dias pessoas batendo recordes e tendo alto desempenho.

Sabemos que a temos todas as ferramentas que outras pessoas têm. Assim, o que mais pode nos levar ao topo é nossa capacidade de acreditar em perspectivas melhores.

Por isso que o Practitioner em PNL é tão importante, para lapidar nosso potencial e nos tornar mais forte aos desafios do cotidiano. Mas já estou me adiantando, vem comigo conversar sobre o que um Practitioner em PNL faz!

 

O que é PNL?

A PNL, ou Programação Neurolinguística, é um ramo dos estudos da mente que procura entender como nossas ações são frutos do que pensamos.

John Grinder e Richard Bandler, nos anos 70, fundaram esse campo ao se perguntarem como casos de pessoas extraordinárias poderiam ser usados como modelos para outras.

Assim, os pesquisadores acabaram unindo diversas áreas que estuda a ciência da mente: psicologia, hipnoterapia, linguística e neurociência.

No livro “Introdução definitiva à PNL: como construir uma vida de sucesso”, Richard Brandler, Alessio Roberti e Owen Fitzpatrick explicam que ao estudar a PNL, um dos pesquisadores

“entendeu que se tratava de postura e metodologia que permitia que as pessoas pensassem e se comunicassem com mais eficiência”.

 

Quem é o Practitioner em PNL?

Depois de passarmos pelo conceito de PNL, precisamos entender como as técnicas de PNL serão executadas.

Até porque, depois de mais de 40 anos de estudos, os teóricos conseguiram sintetizar e sistematizar a forma como a Programação Neurolinguística é utilizada.

É exatamente aí que entra o profissional da área, então, se você ainda se pergunta “o que faz um Practitioner em PNL”, saiba que esse é o facilitador das técnicas.

Sinceramente, eu estaria mentindo a você se dissesse que apenas por meio da leitura você vai se tornar um expert na Programação Neurolinguística. Não é assim que acontece, é preciso formação, estudo e cooperação entre diversos profissionais.

Devido a isso temos a formação em Practitioner, já que ele terá uma responsabilidade enorme em proporcionar a outras pessoas melhores habilidades para uma carreira de sucesso.

 

Por que as certificações internacionais são necessárias?

Dessa forma, são necessárias certificações para que um profissional seja habilitado a trabalhar com a PNL. Inclusive, caso você vá receber algum atendimento, tenha certeza que a pessoa tem as formações necessárias.

Embora tenhamos a Associação Brasileira de Programação Neurolinguística, a maioria das certificações ocorrem em âmbito internacional.

Principalmente devido ao modo como a PNL surgiu, além disso, fazer cursos que promovam essa certificação significa que o local que você está estudando tem renome e é aprovado por pesquisadores sérios.

Como é o caso do Instituto Pérola que está vinculado a Universidade de Programação Neurolinguística e recebe a assinatura de Robert Dilts, um dos responsáveis pela propagação da PNL Sistêmica.

 

Programação Neurolinguística: curso de Practitioner

Além de fornecer o certificado assinando por uma personalidade tão importante, o instituto também tem um curso bastante similar ao que é ofertado nos Estados Unidos.

No nosso curso você entenderá como se desenvolver melhor em sua carreira, em seus relacionamentos e como aplicar técnicas para ajudar outras pessoas. Também práticas que te permitirão:

  • Identificar Descrições Baseadas no Sensorial.
  • Gerenciar Estados Pessoais.
  • Estabelecer e Manter Rapport e comunicação eficiente.
  • Entender as estratégias de cognição e programas mentais.

Temos outros conteúdos que são abordados. Clicando aqui você vê todo o programa do curso e nossas próximas turmas.

Nos também oferecemos como bônus para as formações 3 atendimentos em PNL, formação em Hipnose Prática e Formação Básica em Neurociência.

 

Áreas em que o Practitioner em PNL pode atuar

Como vimos quem se forma em Practitioner não só pode ter um melhor desenvolvimento pessoal, como também pode aplicar os métodos em outras pessoas.

Seja um facilitador por meio de:

  • Sessões de atendimento individualizado.
  • Trabalho com equipe de empresas.
  • Dando palestras.
  • Colaborando com pessoas que estão em busca de autoconhecimento.
  • Mediando decisões difíceis e de carreira.
  • Trabalhando em projetos específicos, como por exemplo para um estudante do ensino superior.
  • Auxilie microempreendedores a se tornarem bons líderes.

 

Técnicas que auxiliam o atendimento

Agora que você já sabe o que faz um Practitioner em PNL, deve estar se perguntando quais técnicas podem ser utilizadas no momento do atendimento.

Claro que são várias e que algumas são desenvolvidas de maneira personalizada. Contudo, algumas das principais são:

  • Metáforas: é uma forma de se comunicar de maneira indireta. Por meio de situações hipotéticas e sugestivas a pessoa pode perceber aspectos de sua vida. O bom da metáfora é que ela transborda o literal e permite que analisemos situações de várias óticas diferentes.

 

  • Rapport: esse pode ser tido com o tipo de conexão que permite que duas pessoas entre em sintonia. Quando duas pessoas falam que “o santo não bateu” é exatamente disso que estão falando. Na PLN estudamos modos de conseguir uma abertura do outro para construir relações mais sólidas e construir empatia.

 

  • Modelagem: você já viu alguém da sua área e desejou ter sucesso como ela? Bom, a modelagem serve para isso, por meio dela analisamos as características e aspectos mais marcantes que deram certos para uma pessoa e aplicamos a nossa realidade.

 

  • Ancoragem: uma ancora é um objetivo que dá estabilidade, nesta técnica queremos exatamente isso, proporcionar um estímulo que te tragam ao “centro”, como uso da respiração Bioflow ou mentalização.

 

Vantagens de trabalhar com a PNL

Nesse sentido, sabemos que toda ciência cognitiva avança de maneira extremamente rápida. Mas se a psicologia, psicanalise, mentoria e outras técnicas existentes tem pontos positivos, o que a PNL pode entregar de melhor?

Primeiramente, essas práticas podem e devem ser usadas de maneira complementar. Ou seja, não estamos falando para você abandonar seu terapeuta, mas possuir uma ferramenta a mais.

Em segundo lugar, a PNL se propõe a trabalhar com a linguagem que intermedia todo nosso dia a dia, então, como lembra o site Minha Vida, os benefícios podem ser:

  • Maior assertividade na definição de metas e objetivos.
  • Novos resultados e aprendizados.
  • Desenvolvimento de inteligência emocional.
  • Ação e aprendizado com maior eficácia.
  • Mudança de padrões de pensamento e de ação.
  • Superação de medos e traumas.
  • Melhor comunicação e interação interpessoal.

 

Tenho formação em outra área, posso ser Practitioner em PNL?

Pode acontecer de você pensar quais profissionais podem ser Practitioner. A verdade é que todas pessoas podem fazer essa formação, pois ela pode agregar nas atividades rotineiras.

Sem falar que pode potencializar sua relação com outros colaboradores, clientes, pacientes e demais pessoas que você tenha contato no dia a dia.

Um corretor de imóveis, por exemplo, pode usar algumas das técnicas para conhecer melhor os compradores de casas e apartamentos, atendê-los de maneira coesa e suprir suas necessidades.

Já um professor pode reconhecer quais são as dificuldades de seus alunos e agregar a PNL a sua didática. Assim, os alunos com dificuldade podem ser melhores atendidos.

Pode me dar um exemplo de aplicação?

O próprio surgimento do Instituto Pérola é um reflexo de como a Programação Neurolinguística pode mudar a perspectiva de mundo. Eu, Fátima Palácio, passava por situações estressantes que desencadearam uma úlcera.

A PNL foi a minha melhor saída para encontrar novas perspectivas de vida e viver uma melhor realidade. Você também pode dar a volta por cima e realizar seus sonhos.

 

Curso de Practitioner em PNL: como escolher?

Agora que você já sabe o que o Practitioner em PNL faz, deve estar se perguntando como escolher o curso. Pense nos seguintes aspectos:

  • Veja relatos de pessoas que já fizeram o curso.
  • Pesquise quem será o ministrante e quais os conhecimentos dele em PNL.
  • Leia a grade ofertada e o que você vai aprender nos módulos.
  • Verifique quais são as certificações que serão recebidas.

No Instituto Pérola te proporcionamos ótimas experiências. Mas queremos que você comprove esta autoridade. Portanto, te convido a ler nosso artigo sobre porque fazer o curso na nossa família de estudos.

Além disso, temos depoimentos de ex-alunos que você pode se inspirar na sua formação em Programação Neurolinguística.

Seja bem-vindo e bem-vinda a PNL, bons estudos!

Leave a reply