pilares da inteligencia emocional

Os 5 pilares da inteligência emocional

Saber gerenciar as emoções é essencial para lidar com situações da vida pessoal e profissional 

Você já se sentiu estressado diante de uma situação e não soube como reagir? Ou já fez algo que se arrependeu em seguida? 

Situações desagradáveis acontecem todos os dias e com diversas pessoas. Saber lidar com elas é o que vai trazer diferença na sua vida e te permitirá lidar de forma adequada aos estímulos da rotina. 

Diante das dificuldades para controlar as emoções no dia a dia, é preciso saber expressar suas emoções e lidar com elas

Por esse motivo, vamos explicar quais os cinco pilares da inteligência emocional e como podemos aplicá-los na nossa vida para gerenciar com equilíbrio nossas atitudes e ações. 

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de lidar com emoções e sentimentos e decidir quais comportamentos e ações.

Não temos a opção de não sentir e nem controlar os pensamentos que nossa mente cria como historias para dar significado a essas emoções.  

Já que não é possível controlar nossas emoções, muito menos os pensamentos que vêm depois, podemos somente escolher quais comportamentos.

Mas é possível acolhê-las de uma forma saudável e equilibrada e conseguir lidar com imprevistos e situações que afetam nosso humor. 

Agora que entendemos o que é a inteligência emocional e como ela é benéfica, precisamos compreender quais são as causas que nos impedem de gerenciar adequadamente nossas emoções.

 

Causas do descontrole emocional 

Carlos tem sérios problemas para controlar sua raiva. Ele não consegue administrar seus atos porque entre o pensar e agir não há espaço de escolha.

Em certo dia, Carlos acabou descontando sua raiva durante uma discussão no trabalho e, assim, falou o que não deveria sem refletir sobre as consequências daquele ato, causando interferência na sua vida profissional.

Qual o problema do Carlos? 

Ele tem baixo índice de inteligência emocional, por isso não consegue executar uma ação bem planejada e analisar o contexto do conflito que o deixou com raiva no momento. 

Percebe como é importante se atentar aos detalhes que fazem você perder a razão em situações estressantes? 

Para Daniel Goleman, psicólogo, escritor e jornalista, existem cinco pilares essenciais para inteligência emocional:

  • conhecer as próprias emoções;
  • administrar as emoções;
  • ter motivação;
  • gerar empatia;
  • saber se relacionar interpessoalmente.

Aprender a administrar sentimentos negativos é o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional. Vamos conhecer agora os pilares e saber como utilizá-los na sua rotina!

Conheça as próprias emoções

Conhecer a si mesmo e entender o que você sente é uma etapa relevante para identificar o que pode estar causando mudanças no seu humor e em atitudes imprudentes que afetam sua vida pessoal e profissional. 

Desenvolver o autoconhecimento é um processo contínuo e leva tempo, mas que criará um ambiente positivo e a convivência com outras pessoas se tornará mais saudável. 

Dois exercícios que te auxiliam na jornada do autoconhecimento são.

  • Escrever quais foram as emoções que predominaram no dia e como você lidou com elas. 

Anotar tudo o que aconteceu e como você enfrentou a situação ajuda a saber quais são os ambientes e pessoas que fazem você se sentir assim e como você pode agir no momento. 

Além disso, ter um diário de emoções permite observar o que te afeta ao longo do tempo.

  • Fazer coisas que gosta e ter um tempo somente seu. 

Refletir sobre suas emoções é fundamental, mas tirar um tempinho para fazer algo que te agrada e ficar sozinho também é importante. 

Se gosta de ler, então experimente ler por 30 minutos todos os dias. Assim, você faz o que adora e tira um tempo para si. 

Administre suas emoções 

Ao identificar as emoções que causam estresse e desgaste você vai conseguir conhecer as próprias emoções e gerenciá-las da melhor maneira possível. 

Controle emocional não é deixar de sentir as emoções ou ser frio e racional o tempo todo. Gerir as emoções que te prejudica é saber lidar com as ocasiões conflitantes e tomar decisões baseadas na reflexão sobre o momento. 

Nosso corpo tende a agir no impulso e fazer pausas ajuda a pensar racionalmente sobre a situação. Se você estiver enfrentando momentos perturbadores ou que te abalem tente seguir os seguintes passos:

  • respire fundo e faça uma pausa antes de agir;
  • se você estiver conversando, peça para a pessoa repetir o que disse enquanto pensa sobre a situação;
  • se você ainda não souber como agir, tente fazer outra coisa, como uma caminhada ou realizar outra atividade mais leve.

Encarar as situações difíceis e gerenciar as emoções é importante para desenvolver nossas habilidades. Conversar com um Practitioner em PNL pode te auxiliar com isso!

Tenha motivação 

Administrar emoções é uma tarefa difícil que exige disciplina. Se manter motivado é necessário para conseguir gerenciar de forma adequada as ações que nos incomodam. 

A motivação é de cada um. O que podemos fazer é nos inspirar e assim manter a motivação.

Incentivar atitudes positivas é o caminho para que você desenvolva a inteligência emocional e continue a implementar mudanças que possibilitem seu crescimento pessoal e profissional. 

Como fazer isso? 

Escrever suas conquistas diárias e sempre ter em mente que você é capaz de se colocar de volta ao eixo. Não importa quão difícil a situação pareça, respirar e olhar com calma sempre ajuda.

É preciso acreditar que você é capaz de gerenciar suas emoções!

Gerar empatia

Ser empático é  se colocar no lugar do outro e entender sua perspectiva e atitudes. 

A empatia na inteligência emocional é uma grande aliada para você desenvolver boas relações e ser alguém que escute ativamente.

Para ser empático você não precisa apenas se colocar no lugar de outra pessoa, mas compreender a sua situação. Para colocar a empatia em prática você precisa:

  • observar o conflito e analisar como ele ocorreu;
  • escutar ativamente para realmente entender o outro.;
  • não julgar as pessoas. Compreenda primeiro e estabeleça uma conexão efetiva com a pessoa que está contando seus problemas para você. 

Fazendo isso você vai ser um bom ouvinte e fortalecer seus relacionamentos. 

Saiba se relacionar interpessoalmente

Viver em sociedade significa que você precisa aprender a conviver com outras pessoas. 

Se relacionar interpessoalmente é um dos pilares essenciais da inteligência emocional porque é necessária para você se conectar com os outros. 

Se você domina suas emoções, desenvolve habilidades de empatia e realmente compreende seus limites, então você vai conseguir estabelecer trocas efetivas com as pessoas ao seu redor.

Dois pontos são fundamentais para manter seus relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis e respeitosos.

  • Não adie conversas importantes: se você precisar conversar com um colega de trabalho ou uma pessoa da família, então não fique procrastinando isso. 

Marque a conversa em um ambiente calmo e tenha em mente que é algo sério e precisa ser feito.

  • Saiba dialogar: conversas maduras envolvem o respeito mútuo e a escuta de todos os lados do conflito. 

Estimular o diálogo sincero é um passo vital para manter seus relacionamentos e evitar situações desgastantes. 

Mudar é necessário

Estabelecer metas para você perceber as mudanças na sua vida te ajudar a implementar novos hábitos e a exercitar as dicas passadas neste artigo. 

Mas se você não consegue fazer isso sozinho ou ainda não sabe como agir, então recomendamos fazer a Terapia de Inteligência Emocional com Bioflow

Com ela você vai aprender como gerenciar suas emoções, manter a calma e agir corretamente no dia a dia. Agende seu treinamento!