crenças limitantes - Pérola Instituto

Como acabar com as crenças limitantes?

As crenças limitantes são o que separa você do sucesso e das mudanças positivas.

Somos aquilo que acreditamos. O poder da fé e da confiança exerce uma força muito grande sobre nossas vidas.

Quando pensamos positivo, oramos e pedimos ao universo, materializamos esse desejo e o tornamos possível.

No entanto, quando nossa fé ou confiança é abalada e passamos a duvidar de nossas capacidades, essa máxima passa a jogar contra a gente. 

Geralmente, nossa capacidade de acreditar em nós mesmos é diminuída pelas nossas crenças limitantes, pensamentos de desistência e medo. 

A boa notícia é que é possível mudar esse comportamento. Leia este artigo para entender mais sobre o assunto.

Crenças são fundamentais em nossa vida

Crenças são fundamentais em nossas vidas. O poder da oração, independentemente de sua orientação religiosa, é capaz de promover verdadeiras mudanças em nossas vidas.

Não importa se você está dizendo as palavras certas ou se está rezando para determinada entidade espiritual, o que realmente vale é o resultado dessa prece.

A oração funciona porque quando pedimos e agradecemos ao universo, ele nos traz isso de volta.

Mas o que isso tem a ver com PNL e constelação familiar? Calma, já vamos chegar lá.

Basicamente, tanto as orações quanto a PNL, trabalham com o ser humano

Afinal, estamos falando de terapias holísticas e sistêmicas. Ou seja, abordagens que tratam o ser humano como um todo que está contido dentro de outros todos. 

Essa visão acredita que não é possível dissociar corpo da mente. Por exemplo, nessa visão é impossível estar bem de saúde se sua vida pessoal vai mal. E vice-versa. 

Tudo é sistêmico.

Nesse contexto, as crenças que possuímos servem como bases sólidas que acreditamos para seguir em frente. É justamente por isso que elas funcionam.

Uma prova desse fenômeno ocorre com os placebos, quando pessoas acreditam estar sendo curadas, e mesmo tomando remédios falsos, de fato melhoram a saúde.

As crenças movem nosso mundo.

Quando os desafios abalam nossas crenças?

Claro que essas crenças que possuímos passam por momentos de instabilidade e questionamento. Principalmente quando a vida nos traz desafios.O que acontece quase nunca não é mesmo?

Nesse cenário, passamos a duvidar dessas crenças e paramos de acreditar e nossa confiança fica abalada. Quando isso acontece, a situação tende a piorar ainda mais.

Aí que surge uma das piores vilãs de nossas vidas, as crenças limitantes.

O que são crenças limitantes?

Na visão da PNL, as crenças limitantes são pensamentos e convicções que uma pessoa possui sobre si mesma, os outros ou o mundo, que têm o poder de restringir seu potencial e limitar suas ações e realizações pessoais.

Essas crenças são geralmente negativas e autolimitantes, impedindo o indivíduo de alcançar seus objetivos e viver uma vida plena.

Ou seja, esse termo é nada mais do que a popular e já conhecida autossabotagem. Claro que a PNL oferece uma abordagem um pouco mais técnica e aprofundada sobre o tema.

Em resumo, as crenças limitantes são formadas com base em experiências passadas, influências sociais, educação e interpretações pessoais. 

Elas podem surgir de situações de fracasso, feedback negativo, críticas, traumas emocionais, entre outros eventos.

Tais crenças tendem a ser internalizadas e se tornarem automáticas, moldando a maneira como a pessoa percebe a si mesma e o mundo ao seu redor. 

Essas ideias de impotência afetam o pensamento, as emoções e o comportamento, muitas vezes levando a uma autossabotagem e a uma visão limitada de possibilidades.

Na PNL, o objetivo é identificar e transformar essas crenças limitantes em crenças capacitadoras, que são pensamentos positivos e construtivos que fortalecem o indivíduo e o impulsionam em direção aos seus objetivos.

A transformação é feita através de técnicas de reestruturação cognitiva, questionamento das crenças, mudança de linguagem interna e reprogramação mental.

Ao substituir as crenças limitantes por crenças capacitadoras e favorecedoras, uma pessoa pode ampliar suas perspectivas, aumentar sua autoconfiança, adotar comportamentos mais assertivos e alcançar maior sucesso em diversas áreas da vida.

Felizmente,  a PNL oferece ferramentas e estratégias para trabalhar com as crenças limitantes, promovendo uma transformação positiva e o desenvolvimento pessoal.

Você também pode gostar de: Marketing para Terapeutas: comece do jeito certo!

Você é o que acredita

Uma frase de Henry Ford, pai da linha de montagem e uma das figuras fundamentais para a revolução industrial, ilustra bem esse pensamento.

‘‘Se você acredita que você terá sucesso, terás sucesso. No entanto, se você acredita que esse sucesso não vai vir para você, você também vai fazer disso uma verdade’’

É esse conhecimento que é trabalhado nas terapias sistêmicas, principalmente quando falamos da PNL.

Se a gente é capaz de acreditar em algo, é porque é possível que isso se torne realidade. Claro que nossa mente vai duvidar disso em algum momento, mas cabe a nós corrigirmos isso.

O poder da oração

Voltando para o início da conversa. Orações são pedidos para o universo que direcionam nossas energias para a resolução de nossos problemas e inseguranças.

Toda vez que você acredita em si mesmo e confia nas suas capacidades, sua mente dá um aval para que seus desejos se tornem realidade.

Mas tome cuidado. O contrário também vai acontecer. Se você crê com confiança em seu insucesso, ele vai acabar, mais cedo ou mais tarde, chegando.

Nós somos aquilo que acreditamos. Temos que ser persistentes, atentos para controlar nossos pensamentos e domar nossas crenças limitantes.

Como controlar esses pensamentos negativos e fazer uma verdadeira mudança em sua vida? A programação neurolinguística (PNL), pode ser a resposta.

Veja também: Vale a pena investir em marketing digital?

Como a PNL pode ajudar?

A programação neurolinguística é uma abordagem terapêutica e de desenvolvimento pessoal que tem sido amplamente utilizada para ajudar as pessoas a alcançarem o sucesso em várias áreas de suas vidas. 

Essa prática oferece técnicas para aprimorar a comunicação, gerenciar emoções, mudar comportamentos e alcançar objetivos.

A terapia também ajuda a ter uma vida mais equilibrada, afetando nossa tomada de decisão, bem-estar e até mesmo nossa saúde física. 

Com a ajuda da PNL, as pessoas podem desenvolver habilidades e ferramentas para melhorar suas vidas e alcançar seus objetivos com mais eficácia.

Obrigado por chegar até aqui! Fique agora com o convite para que você conheça um pouco mais do nosso trabalho.

O Instituto Pérola possui treinamentos, programas e atendimentos que usam a programação neurolinguística. 

Como esta técnica, você poderá superar limitações, desbloquear sua mentalidade e ter maior consciência sobre as suas escolhas. Saiba mais acessando o site