As intenções e seus comportamentos são positivas, não tenha dúvidas. Basta apenas entender quais problemas elas querem resolver, para ver a real intenção positiva.
Ao longo de nossas vidas, muitas vezes nos encontramos presos em padrões de comportamento negativos que parecem persistir, apesar de nossos contínuos esforços para mudar.
Esses ciclos de erros repetitivos podem assumir diversas formas, desde relacionamentos problemáticos até escolhas profissionais insatisfatórias e desastrosas.
Para entender melhor porque insistimos em criar problemas para nós mesmos, a Programação Neurolinguística (PNL) nos oferece uma abordagem mais profunda desta situação.
Essa visão afirma que todos os comportamentos, TODOS SEM EXCEÇÃO, inclusive aqueles que nos prejudicam, são impulsionados por uma intenção positiva subconsciente.
De acordo com a PNL, cada escolha que fazemos, mesmo que resulte em um resultado indesejado, está enraizada em uma busca por algo benéfico ou uma tentativa de atender a uma necessidade fundamental.
A exploração dessa conexão entre comportamentos repetitivos com resultados nada favoráveis e a intenção positiva desses comportamentos através do autoconhecimento, oferece uma perspectiva libertadora para a compreensão desses comportamentos que nos impactam de forma negativa e principalmente dos resultados indesejados.
É sobre isso que conversamos no artigo de hoje.
Veja também: Como Criar um Podcast – Um Passo a Passo Simples
O que é a intenção positiva do comportamento?
A intenção positiva do comportamento é um dos aspectos básicos da Programação Neurolinguística Sistêmica. Essa premissa parte do conceito de que todo comportamento tem uma intenção positiva. Mesmo aqueles que nos trazem sofrimentos, dores e resultados indesejados.
Em outras palavras, a PNL pressupõe que todos os nossos hábitos negativos, por mais inadequados que possam parecer, servem a algum propósito positivo ou têm uma motivação benéfica para a pessoa que os está exibindo.
Por exemplo, suponha que uma pessoa tenha um comportamento de procrastinação.
Na visão da PNL, essa procrastinação servir a uma intenção positiva, como evitar o estresse associado a uma tarefa desafiadora, ganhar mais tempo para pensar sobre o problema ou até mesmo evitar possíveis falhas.
A ideia é que, em algum nível subconsciente, a pessoa acredita que esse comportamento está atendendo a uma necessidade ou objetivo positivo.
Nesse contexto, a grande questão é saber como reconhecer esses padrões e conseguir ferramentas para evitar que eles prejudiquem nossas vidas e relacionamentos, e nos impeçam de ter felicidade e sucesso.
Como interpretar seus comportamentos?
Quase sempre esses comportamentos são inconscientes. Por isso, é comum termos atitudes que sabemos ser danosas, mas continuamos repetindo-as da mesma forma.
A resposta para esse desafio é encontrar a intenção positiva nestes hábitos e saber o que nossa mente e corpo estão tentando nos comunicar.
Uma vez que essa resposta é encontrada, já temos meio caminho andado para a transformação desses comportamentos.
Ou seja, quando nos comportamos de forma repetitiva, normalmente, a resposta está na intenção positiva de nosso inconsciente.
Aliás, muitas dessas buscas consistem na eliminação e expressão das chamadas crenças limitantes.
O que são crenças limitantes?
Crenças limitantes são convicções, pensamentos ou ideias enraizadas que uma pessoa mantém sobre si mesma, sobre os outros ou sobre o mundo, que têm o potencial de restringir seu crescimento, capacidade e realização pessoal.
Essas crenças tendem a ser negativas e autodestrutivas, muitas vezes resultando em autossabotagem ou na adoção de comportamentos que impedem o alcance de metas e objetivos.
As crenças limitantes são frequentemente baseadas em experiências passadas, traumas, influências culturais, expectativas sociais ou padrões de pensamento negativos.
Tais experiências negativas podem se manifestar de diversas maneiras, como dúvidas sobre as próprias capacidades, medo do fracasso, sentimentos de inadequação, autocrítica excessiva, não merecimento, entre outros medos e ansiedades.
No entanto, a conscientização e o reconhecimento dessas crenças são passos essenciais para desafiá-las e superá-las.
Nesse contexto, a reestruturação cognitiva, a terapia, a prática de autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal são maneiras de abordar e transformar crenças limitantes em crenças mais positivas e construtivas.
É essa busca por se entender que nos permite impulsionar o crescimento e o bem-estar.
Ou seja, nossos traumas, limitações e feridas nasceram em algum momento do nosso passado. As intenções positivas de nossos comportamentos apenas procuram expressar e conseguir os resultados que atendem de alguma forma essas crenças. .
O problema é que a repetição desses hábitos pode trazer atritos e diversos problemas em nossas vidas pessoais e profissionais. A insistência desses erros pode trazer desgaste para todos os relacionamentos, de nossas vidas.
A chave para elucidar esses comportamentos é identificar essa intenção positiva e passar a viver conscientemente com essas novas escolhas resultantes de novos comportamentos mais favoráveis.
O grande problema é que cometemos erros e criamos problemas de forma inconsciente na sua imensa maioria das vezes. É para isso que existe autoconhecimento e a PNL.
Quando finalmente nos entendemos e conhecemos as intenções positivas de nossos comportamentos vivemos uma mudança drástica. Passamos a escolher o que podemos fazer e a ter mais sucesso e felicidade em todas as áreas de nossas vidas
Você também pode gostar de: Mapa da empatia – 5 passos para criar um eficiente
O que é PNL?
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem multidisciplinar que busca compreender como os seres humanos pensam, se comunicam e interagem, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover mudanças positivas no comportamento e na mentalidade.
Esse tipo de terapia sistêmica oferece diversas técnicas e estratégias para ajudar as pessoas a melhorar a comunicação, superar limitações pessoais, desenvolver autoconsciência, gerenciar emoções e alcançar seus objetivos.
Isto é, esta prática sugere que podemos explorar e modificar nossos padrões mentais e comportamentais para alcançar metas específicas e desenvolver uma comunicação mais eficaz.
Utilizando o autoconhecimento como base, a PNL oferece as ferramentas necessárias para uma transformação verdadeira.
Como a PNL pode ajudar?
A programação neurolinguística (PNL) é uma abordagem terapêutica e de desenvolvimento pessoal que tem sido amplamente utilizada para ajudar as pessoas a alcançarem o sucesso em várias áreas de suas vidas.
Essa prática oferece técnicas para aprimorar a comunicação, gerenciar emoções, mudar comportamentos e alcançar objetivos.
A terapia também ajuda a ter uma vida mais equilibrada, afetando nossa tomada de decisão, bem-estar e até mesmo nossa saúde física.
Com a ajuda da PNL, as pessoas podem desenvolver habilidades e ferramentas para melhorar suas vidas e alcançar seus objetivos com mais eficácia.
Obrigado por chegar até aqui! Fique agora com o convite para que você conheça um pouco mais do nosso trabalho.
O Instituto Pérola possui treinamentos, programas e atendimentos que usam a programação neurolinguística.
Como esta técnica, você poderá superar limitações, desbloquear sua mentalidade e ter maior consciência sobre as suas escolhas. Saiba mais acessando o site!