A comunicação pode ser um dos maiores desafios dos seres humanos. É por meio dela que conseguimos manter relacionamentos efetivos com nossa família e amigos, por exemplo. Mas o que seria um comunicador eficiente?
Quero explicar, primeiramente, como a comunicação da forma correta pode auxiliar você a passar a mensagem com clareza. Destaco dois pontos fundamentais: como nos comunicamos e a nossa responsabilidade como comunicador eficiente.
Mas o que é comunicação?
Cerca de 7% da nossa comunicação é expressa em palavras, em torno de 20% expressada em nossas expressões corporais, tom de voz, as pausas que fazemos e como falamos.
O restante está centrado nos nossos pensamentos, nas emoções e na energia que empenhamos quando nos comunicamos.
Sei que você pode estar se perguntando como isso pode ter relação com a Programação Neurolinguística (PNL). Vou explicar essa relação no decorrer do artigo.
Você pode saber mais assistindo ao vídeo Seja um comunicador eficiente com a PNL!
Comunicamos o que achamos que comunicamos
Calma, pode parecer confuso mesmo, mas irei explicar porque mencionei isso.
Quando falamos algo para outras pessoas, comunicamos uma mensagem. Essa mensagem é repassada da forma que achamos apropriada para que a outra pessoa entenda. Porém, muitas vezes, não comunicamos nada que queremos realmente expressar.
Assim, comunicamos algo que não sabemos se o outro irá compreender porque, no fundo, não sabemos se está claro o suficiente para que a mensagem seja entendida.
Isso acontece por um motivo: ninguém é igual.
Cada pessoa tem seu mapa do mundo com percepções, pensamentos, opiniões e vivências diferentes. E isso faz com que a comunicação não seja efetiva no primeiro momento.
O que comunicamos para nós mesmo é algo óbvio porque sabemos das nossas experiências, lemos um livro ou assistimos algo que nos fez pensar criticamente sobre algo.
Agora como a outra pessoa recebe essa mensagem é completamente incerto. Você não consegue adivinhar o que a outra pessoa já passou ou o que vivenciou ao longo da vida.
É por isso que afirmo que comunicamos o que achamos que comunicamos.
A responsabilidade é exclusivamente sua
Para ser um comunicador eficiente é preciso que a mensagem passada seja clara, efetiva e direta. Quanto mais direta for a comunicação, ambas as partes que recebem a mensagem poderão se comunicar melhor entre si.
Se nem você mesmo entende o que comunica, como espera que o outro entenda o que quer dizer?
A comunicação ficará mais restrita se não houver entendimento entre todas as pessoas que participam da conversa.
Falo um pouco sobre um exemplo bem prático no vídeo Seja um comunicador eficiente com a PNL!
Sei que você deve estar se perguntando agora: como posso saber que a outra pessoa recebeu de forma correta a minha mensagem?
Nunca pergunte se a pessoa entendeu ou se tem dúvidas, pois essas perguntas costumam ter respostas prontas.
A indagação irá fazer com que o outro reflita sobre a mensagem e a comunicação será concreta.
A comunicação depende da resposta da pessoa que estamos conversando para ser continuada.
PNL te ajuda a ser um comunicador eficiente
A Programação Neurolinguística, ou conhecida pela sigla PNL, é a área que estuda a linguagem e a mente, verificando que os nossos comportamentos influenciam diretamente nas nossas vidas.
A PNL pode ser uma grande aliada e um pilar transformador para a sua vida, proporcionando inúmeros benefícios para a sua rotina e para que sua comunicação seja eficiente.
Conheça mais sobre o Instituto Pérola e os nossos cursos!