A reprogramação mental é uma prática que irá trazer inúmeros benefícios para sua vida.
Como você convive com seu dinheiro? Sente que ele serve apenas para pagar as contas e depois desaparece?
Se sua resposta for “sim” para a última pergunta, então é preciso avaliar como está a sua relação com o dinheiro em todas as áreas da vida.
Nesse artigo quero explicar como é possível ter dinheiro por intermédio da reprogramação mental.
Então, vou abordar o que é reprogramação mental, o que são crenças limitantes sobre o dinheiro e como elas podem atrapalhar nossos objetivos e qual a relação entre crenças limitantes e programação neurolinguística (PNL).
O que é reprogramação mental?
Reprogramação é o ato de reprogramar algo, modificar algum comportamento ou ação para obter outro resultado diferente do atual.
Dessa forma, reprogramação mental é uma técnica que consiste em trocar os pensamentos negativos por uma atitude mental positiva. Ou ainda alterar um padrão de comportamento limitante por outro favorecedor.
Essa técnica foi trazida pela psicanálise e visa fazer que a pessoa tenha maior bem-estar com sua vida.
A PNL, como o nome diz, programação neuro linguística, evoluiu de forma consistente em reprogramar, ressignificar ou recontexlualizar crenças, comportamentos e padrões.
Enquanto a psicanalise investia meses a até anos nesse processo, com as técnicas de PNL podemos gerar transformações em apenas algumas semanas.
Geralmente, quando pensamos em algo de forma negativa, esses pensamentos podem estar associados a traumas adquiridos na infância, repassados por todas as nossas etapas da vida.
Os pensamentos negativos envolvem nossas relações interpessoais e até nossa relação com o dinheiro. E muitas vezes, estão quase sempre relacionados a nós mesmos.
A reprogramação mental não acontece magicamente, mas é importante adquirir a constância para ter uma maior qualidade de vida.
Agora vamos falar da relação entre a reprogramação mental e o dinheiro.
Crença limitantes sobre o dinheiro
Crescemos em um ambiente cheio de crenças, valores e vivências que se modificam mediante o ambiente em que estamos inseridos.
Assim, surgem as crenças limitantes. Essas crenças, como o próprio termo sugere, são pensamentos negativos que limitam nossas ações e são percebidas como verdade, quando na verdade não são.
Como adquirimos essas crenças limitantes?
À medida que vamos adquirindo novas experiências, várias crenças são moldadas aos nossos pensamentos. Uma delas é a do dinheiro. Comento mais sobre alguns exemplos no meu vídeo!
O dinheiro é um elemento vital na nossa sociedade atual e todos queremos receber bem para ter uma vida boa.
No entanto, algumas crenças limitantes relacionadas ao dinheiro podem se tornar presentes no dia a dia.
Alguns exemplos básicos são frases como “só tenho dinheiro para pagar contas” ou “nunca tenho dinheiro”.
Assim, precisamos trocar essas crenças limitantes para crenças positivas que trazem uma mentalidade próspera.
A primeira coisa necessária a se fazer é analisar a maneira como nos relacionamos com o dinheiro.
Temos a tendência de mencionar que “ganhamos” um salário. Porém, o que realmente acontece é que o nosso salário nada mais é do que o reconhecimento financeiro pelo trabalho realizado durante um período determinado.
Assim, você estudou uma área, dedicou tempo, investiu sua energia e agora, obtém de volta o dinheiro, o esforço da sua força de trabalho.
Observar essa associação entre salário e dinheiro é interessante porque começamos a notar certas crenças ao redor deles que impactam a maneira como tratamos sobre isso no dia a dia.
Certo, Fátima! Mas como isso se relaciona com a reprogramação mental e a programação neurolinguística ? Irei explicar no próximo tópico!
Reprogramação mental e Programação Neurolinguística (PNL)
Com a PNL entendemos que as nossas ações são guiadas por emoções.
Ao entender como funcionamos conseguimos estabelecer novos padrões e reprogramar nossas ações para algo que nos beneficie.
Dessa forma, ao ressignificar uma crença podemos trocar o padrão negativo que nosso cérebro tinha por uma mentalidade próspera.
Através da reprogramação mental a pessoa pode buscar uma nova perspectiva para atitudes limitantes e que a auxiliam a aumentar a qualidade de vida.
A PNL traz inúmeros benefícios, entre eles temos: a reprogramação de crenças limitantes, melhora na autoestima e autoconhecimento, bem-estar, melhora na comunicação e nos relacionamentos, etc.
Conheça nossa formação Practitioner em PNL Sistêmica
Se você quer saber como guiar a sua vida e sair da zona das crenças limitantes, então a formação de practitioner em PNL Sistêmica pode auxiliar nesse processo.
Através dessa formação você poderá aprender de forma aprofundada sobre a mente e o corpo, vai ser mais eficiente, direcionará melhor seus objetivos, vai conseguir se comunicar melhor, além de colocar em prática todos os ensinamentos passados nas aulas teóricas.
Conheça mais sobre o Instituto Pérola e saiba sobre as nossas formações!